Teoria Geral de Administração Pública - Robert Denhardt


PorTarcisio- Postado em 25 agosto 2011

Apresentação de slides dos três primeiros capítulos da obra "Teoria Geral de Administração Pública", de Robert Denhardt.

O autor pensa a Administração Pública como teoria e prática, oferecendo vasta pesquisa bibliográfica, que não se limita aos autores tradicionais mas também esforça-se em trazer contribuições da filosofia, da psicologia e da sociologia. Esta obra pode ser considerada uma destacada introdução aos estudos da Administração Pública, uma vez que apresenta tanto as visões tradicionais como novas abordagens. A linha que conduz a obra é o distanciamento que o serviço público teve dos valores democráticos e os prejuízos que decorrem desse fato. Haveria a necessidade de aproximar a Administração Pública da população.

O primeiro capítulo aborda a Administração Pública como objeto de aprendizagem. O foco é demonstrar como cada pessoa decide agir sempre tendo em vista suas concepções de vida, sociedade, serviço público, etc. De modo criativo o autor apresenta inclusive exemplos que retratam a subjetividade do pesquisador e do ator na prática.

O segundo capítulo representa o esforço de tentar introduzir na Administração Pública autores geralmente não contemplados: Karl Marx, Max Weber e Sigmund Freud. Por mais que estes pensadores não tenham direcionados seus estudos a pensar a Administração Pública, Denhardt entende-os como centrais para se compreender a formação da cultura institucional atual, de modo que abarcaria inclusive os órgãos públicos.

Já o terceiro capítulo apresenta a evolução do pensamento científico sobre Administração Pública nos Estados Unidos desde os seus primórdios com os Federalistas até a segunda metade do século XX. O eixo da pesquisa é invasão da Administração Científica e de pensamentos que afirmam ser os princípios de atuação da Administração Pública iguais aos das organizações privadas, pois todas teriam como meta central a perseguição da eficiência. Assim, os serviços públicos são separados da política e dos valores democráticos.

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