Teletrabalho: Prós e Contras


PorFrancislaine Dario- Postado em 06 maio 2011

Teletrabalho: Prós e Contras

Na Conferência sobre o Futuro da Califórnia, o Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Shell, discutiu a importância do teletrabalho e a forma como as agências governamentais devem operar. Segundo o departamento, pronto ou não, o teletrabalho está no horizonte da Califórnia, mas o que isso significa para os trabalhadores, gestores e para o Estado como um todo?

            Os benefícios do teletrabalho são facilmente identificados:

 • Menos pessoas na estrada significa uma melhoria na qualidade do ar e menor tráfego.

 • Continuidade dos negócios como parte de um plano de recuperação de desastre ou emergência.

 • Facilita a utilização otimizada dos recursos.

 • Reduz o absenteísmo.

 • Promove a saúde e bem estar.

 • Os funcionários ficam livres para serem mais criativos e terem acesso a mais perspectivas.

 

Mas quais são os prós e contras e os desafios potenciais que o teletrabalho apresentaria?

 
• Reuniões podem tornar-se um desafio.

• O compartilhamento de informações pode ser difícil.

• Pessoas - dentro e fora do escritório - podem se sentir alienados.

• Coloca os dados confidenciais em risco.

• Os gerentes podem achar difícil gerir os empregados que estão fora do escritório.

 

Algumas estratégias sobre como empregar com sucesso o teletrabalho são:

 
• Estabelecer relações entre os funcionários.

• Gerenciar os resultados.

• Incentivar mais o diálogo em torno do desenvolvimento e objetivos do empregado.

• Confiar até que se prove o contrário.

 
A questão de quem fornece os equipamentos necessários para os teletrabalhadores também precisa ser respondida. Os funcionários usam seu próprio computador ou o empregador deve concedê-lo? O empregador paga pela banda larga na casa do teletrabalhador ou não? Embora ambas as práticas sejam aceitáveis, o empregadores estão oferecendo aos teletrabalhadores os equipamentos necessários porque ajuda a atenuar os riscos de segurança.

 Quando realizado com sucesso, o teletrabalho tem a capacidade de reduzir drasticamente os custos operacionais. No entanto, muitas organizações não têm o planejamento ou processos para gerenciar os teletrabalhadores. É necessário que as organizações e agências tenham políticas muito específicas e diretrizes para os teletrabalhadores. E enquanto o teletrabalho é ideal para muitas posições, é importante deixar claro que existem algumas situações ou pessoas para as quais o teletrabalho nunca será uma opção, mas, devido à potencial redução de custos e impacto ambiental, os serviços devem considerar o teletrabalho, quando possível, uma alternativa para um ambiente de trabalho mais tradicional.

Fonte: http://www.govtech.com/policy-management/Telework-Risk-Versus-Rewards.html

 

O surgimento do teletrabalho mostra a possibilidade da troca do local de trabalho previamente determinado, através da utilização de tecnologias de comunicação cada vez mais avançados que proporcionam ao trabalhador flexibilidade com o local e as horas de trabalho.

Nesse tipo de atividade profissional as atividades são realizadas pelos trabalhadores sob demanda, sempre com foco em metas e não no tempo que estes despendem na realização de tarefas em locais específicos.

A convergência das tecnologias de telecomunicações permite que as pessoas criem redes virtuais privadas e se reúnam através de videoconferência, em dispositivos móveis como laptops, telefones celulares, tablets, etc.

 O teletrabalho gera benefícios para empregados, empregadores e para a sociedade.  Alguns dos benefícios gerados para as empresas é a redução de gastos com consumo de energia, aumento de produtividade e também a contenção da propagação de doenças.

Já para os empregados, observam-se os ganhos com o aumento do nível de bem estar social e melhora da produtividade no trabalho e ainda ocorre um aumento perceptível na qualidade do meio ambiente, vez que há a redução da emissão de CO2 produzida por carros e diminuição do tráfego nas ruas, entre outros benefícios.

As vantagens são muitas, só resta agora uma boa formação de gestores e trabalhadores para aplicar eficientemente as bases tecnológicas objetivando viabilizar a implantação do teletrabalho, além de organizar e adaptar o teletrabalho de forma que essa seja uma alternativa viável para aumento de produção, proteção do bem estar do trabalhador e do meio ambiente e que o teletrabalho não seja visto como complementação, mas sim, uma opção de substituição do trabalho nas empresas.

                                                                                                                                                                                                                                                                           Francislaine Dario