Tecnologias como internet e celular modernizam gestão pública da saúde e educação


PorAraujo- Postado em 18 setembro 2013

O texto veiculado no Canal de Internet da CBN (www.cbn.globoradio.globo.com) inicia colocando a burocracia como obstáculo ao fornecimento de serviços digitais. Vamos deixar claro que em termos de gestão como um todo e em especial na gestão pública a burocracia é a estruturação de procedimentos necessários para a correta execução de um processo, seja ele qual for. Logo existem Burocracias bem estruturadas e mal estruturadas, com procedimentos  desnecessários ou mal planejados. A burocracia em si é importante e necessária. Os procedimentos e processos eletrônicos são exatamente uma burocracia no formato eletrônico. 
 
A burocracia exige e garante lisura na conduta do gestor público, e cria certas amarrações neste sentido. O setor público possui suas peculiaridades como a necessidade de previsão legal bem como a necessidade de segurança jurídica em seus procedimentos, sem querer aprofundar nestas especificidades. A adequação destas questões é importante para que se ofereça com segurança e de maneira sustentável um bom serviço público por meio de tecnologias de e-Gov.  
 
Enquanto há muito conhecimento quanto a possibilidades de aplicações de tecnologias de e-Gov há também  iniciativas de governo eletrônico mais funcionais. É o caso relatado na reportagem a respeito da cidade de Feira de Santana no estado da Bahia, bem como em outras. Os serviços de e-Gov oferecidos por Feira de Santana podem ser vistos na reportagem que segue no seguinte link:  
 
 
Thiago Souza Araujo
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC