Segurança da informação é frágil no país


Porarianecosta- Postado em 11 dezembro 2012

 

Livro do Ipea revela que o mercado brasileiro é um dos mais vulneráveis

 

O Brasil está entre os países mais vulneráveis do mundo quando se trata de segurança da informação. A produção científica brasileira na área é baixa e, por isso, o País é considerado “seguidor”, por lançar novas tecnologias muito tempo depois dos outros países.
Estas constatações estão no livro Tecnologias da Informação e Comunicação: Competição, Políticas e Tendências, lançado por pesquisadores e colaboradores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Do ponto de vista das políticas públicas, o técnico do Ipea Luis Claudio Kubota, um dos organizadores da obra, disse que o País precisa ficar atento, pois o mercado de tecnologia da informação é extremamente globalizado e dominado tanto por operadoras quanto por fornecedores de equipamentos estrangeiros.
Para o pesquisador, embora tenha melhorado muito no aspecto de participação em órgãos de padronização e de patentes e no volume de produções científicas, o Brasil inicia seu desenvolvimento científico em uma base muito pequena. “A participação do país em produção científica é muito pequena, se comparada com a de outros países. Além disso o mercado é seguidor, porque lança as tecnologias com muitos anos de atraso.”

 

Análise:

 

O tema tratado tem cada vez mais importância, uma vez que vivemos na era da globalização, com o espaço geográfico fragmentado, contudo densamente articulado pelas redes, onde a informação, independente de sua forma, é um dos maiores patrimônios de uma organização moderna. Sendo assim, vital para quaisquer níveis hierárquicos e dentro de qualquer instituição que deseja manter-se competitiva no mercado. Considerada um ativo importantíssimo para a realização do negócio a informação deve ser protegida e gerenciada. 

Desta forma, é imprescindível que se tenha um olhar voltado para este assunto, uma vez que vez que descreve as regras necessárias para o uso seguro dos sistemas de informação.

 

Texto na íntegra:  http://cio.uol.com.br/noticias/2012/08/31/seguranca-da-informacao-e-fragil-no-pais/