sab, 28/03/2009 - 16:06


PorAnônimo- Postado em 28 março 2009

A informática modificou profundamente a vida moderna. Um mundo virtual desenvolveu-se de maneira paralela ao mundo tangível da realidade cotidiana; nele, as distâncias são inexistentes e a comunicação é imediata. Compra, venda, negócios, turismo, lazer - tudo a um clique de distância. Tornou-se possível viver sem sair de casa, e mesmo assim estar em contato com o mundo todo. As redes são um fato e já há tempos deixaram de ser apenas uma novidade interessante, adquirindo um papel essencial na vida moderna - somos, por bem ou por mal, dependentes da tecnologia.

O acesso à informação e livre e horizontalizado. Se antes já se falava de globalização, o mundo virtual tornou-a um fato muito maior do que se poderia ter previsto; uma empresa pode manter um escritório nos Estados Unidos que coordena - em tempo real - sua produção em países distantes, no outro lado do globo. Álbuns de música e filmes raros, anteriormente inacessíveis, estão disponíveis para download com poucos cliques, para quem souber onde procurar. A informação e a comunicação estão verdadeiramente democratizadas - claro, para aqueles que tem acesso a essa tecnologia.

A chamada Terceira Revolução Industrial, a revolução tecnológica, não trouxe apenas vantagens; a desigualdade social tende a ser, mais e mais, agravada pela desigualdade tecnológica. A falta de acesso à rede, por falta de recursos para ter acesso a um computador, torna-se um ciclo vicioso, por tornar inalcançáveis todos os processos dos quais a vida moderna passou a depender. Hoje em dia tornou-se impossível falar de inclusão social sem falar também de inclusão digital.