Série resenhas #2 - Requisitos para avaliação de portais do Poder Judiciário

Pormariana.mezzaroba- Postado em 14 outubro 2016

Engenharia e Gestão do Poder Judiciário Brasileiro – Análise de portais do Poder Judiciário -“Requisitos para avaliação de portais do Poder Judiciário”

Autores: Mariana Pessini Mezzaroba e Aires José Rover

O artigo enfatizou o tema de governo eletrônico no Poder Judiciário brasileiro, mais precisamente em portais dos Tribunais. O objetivo foi apresentar o que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pre­coniza através de Metas e Resoluções desde a criação do CNJ até 2014 sobre a disponibilização de informações e serviços via portais eletrônicos elaborando requisitos e um instrumento de avaliação para portais específicos deste Poder. Na pesquisa, a modelagem dos requisitos foi realizada a par­tir do estudo das Metas e Resoluções do Conselho Nacional de Justiça pre­viamente escolhidas por se tratarem de regulamentações para portais do Po­der Judiciário. Para o levantamento dos requisitos foi utilizada a ferramenta Cmap Tools que elabora Mapas Conceituais. Desta forma foi escolhido o Mapa Conceitual como ferramenta de Engenharia para representar as Metas e Resoluções definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que regulamentam o que deve estar sendo disponibilizado por portais na Web do Poder Judiciário, fazendo a conexão dos requisitos modelados com os estágios evolutivos de Governo Eletrônico. Após a modelagem dos requisitos e a conexão com os estágios evoluti­vos de governo eletrônico, foi elaborado um instrumento que pretende avaliar os portais do Poder Judiciário com o intuito de investigar o que está sendo apresentado pesquisando as ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) referentes à virtualização do Judiciário para facilitar o acesso à justiça.

Clique aqui para acessar este artigo e os demais do livro Engenharia e Gestão do Poder Judiciário Brasileiro.