Relações de Trabalho na Sociedade do Conhecimento


PorGuilherme Crepa...- Postado em 18 outubro 2012

 

Trabalhar em casa vale a pena?

Trabalhar em casa não funciona igual para todo mundo, alerta especialista

Devido aos problemas de trânsito, custo e qualidade de vida, cada vez mais gente está optando por estratégias de home office para seus colaboradores. Porém, nem sempre isso é positivo, pois trabalhar em casa não funciona igual para todo mundo.

Para algumas pessoas, trabalhar de casa faz a produtividade cair, causa desânimo e fica difícil retomar o mesmo ritmo de quando trabalhavam no escritório.

É preciso ter perfil para trabalhar em casa. Esse perfil significa um conjunto de fatores, como o ambiente adequado. Será que sua casa possui uma mesa e cadeira confortáveis para o trabalho ou você usa a mesa da cozinha? A iluminação é adequada? Há muito barulho externo? A velocidade da internet é boa?

Outro exemplo é o ambiente familiar. Seus filhos precisam entender que apesar de estar em casa, você está trabalhando, não dá para dispensar a empregada e economizar ou trabalhar de pijama.

Além disso, existem pessoas que simplesmente precisam do ambiente da empresa para ser mais eficientes, que gostam de trabalhar em grupo, de ver movimento e de estar sempre do lado dos colaborares. Esses e outros fatores impactam bastante na sua produtividade em casa.

FONTE: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/trabalhar-e...

 

COMENTÁRIO

            Julguei interessante trazer essa notícia da revista Exame, porque acredito que ela possa nos ajudar a fazer uma reflexão bastante pondera – realista – dessa nova dinâmica do trabalho que estamos começando a vivenciar com a revolução tecnológica das últimas décadas.

            Sem dúvida as relações de trabalho estão mudando, e vão mudar ainda mais nos próximos anos com o advento de tecnologias que permitirão que antigas funções possam ser realizadas à distância sem prejuízo da produtividade do trabalhador. Contudo, há de se ter cautela, pois nem todas as pessoas se sentem à vontade para trabalhar em casa.

            Pensar que todos os trabalhadores do futuro não sairão de suas casas, e que suas funções poderão ser feitas apenas com o apertar de um botão, é algo que me parece muito distante da realidade. Além disso, muitas pessoas não têm em suas casas condições para trabalhar com qualidade, e não digo isso me referindo a questões operacionais (acesso a internet, ambiente iluminado, cadeira confortável), falo de aspectos pessoais e familiares do trabalhador, pois se já difícil para muitos de nós separar vida pessoal e trabalho, imagine quando se trabalha em casa.

            Sob essa perspectiva, não há como imaginar que o pai de uma criança recém-nascida consiga trabalhar com qualidade ouvindo o choro da mesma, ou tendo que controlar as peripécias que só as crianças conseguem aprontar.

            Enfim, trabalhar em casa é possível, e positivo para aqueles que conseguem (e só para os que conseguem).

Autor: Guilherme Crepaldi Formanski