Redefinição do escopo de influência: como melhorar o desempenho no jogo da cerveja


PorQuirino Hawerroth- Postado em 28 abril 2011

REDEFINIÇÃO DO ESCOPO DE INFLUÊNCIA: COMO MELHORAR O DESEMPENHO NO JOGO DA CERVEJA

 

O jogo da cerveja:

  1. Três papéis: o varejista, o atacadista e a cervejaria;
  2. Objetivo: administrar sua posição da melhor forma possível, a fim de maximizar seus lucros;
  3. Eventos que ocorrem durante o jogo e ações: Primeiro, há uma demanda crescente que não pode ser suprida. Os pedidos se acumulam no sistema. Os estoques chegam ao fim. Os pedidos pendentes aumentam. Depois, a cerveja começa a chegar em massa, enquanto os pedidos caem repentinamente. No final da experiência, quase todos os jogadores se encontram com estoques enormes que não conseguem descarregar.

 

Lições aprendidas com o jogo da cerveja:

  1. A estrutura influência o comportamento: Quando colocadas em um mesmo sistema, as pessoas (sem visão sistêmicas), mesmo com diferentes perfis, tendem a produzir resultados semelhantes. Cada jogador – no papel de varejista, atacadista e cervejaria – tomava apenas uma decisão por semana: a quantidade de cerveja a ser pedida. O varejista foi o primeiro a aumentar o pedido...
  2. Depois de um único aumento, a demanda do cliente, durante o restante da simulação foi uniforme! Na semana 2, as solicitações dos clientes passaram de 4 caixas de cerveja por semana para 8, continuando nesse patamar até o fim do jogo.
  3. O surto e colapso nos ciclos de pedidos e estoque-pedidos pendentes ocorrem apesar da estabilidade na demanda dos clientes.

 

Aspectos importantes serem observados:

 

  1. Se os jogadores não fizessem nada para corrigir seus estoques ou pedidos pendentes (adotassem a estratégia de “não adotar estratégia alguma”, onde cada jogador simplesmente faria novos pedidos equivalentes aos que já havia recebido) obteriam um desempenho superior a 75% das equipes que participam do jogo. Em outras palavras, a maioria dos jogadores, muitos deles gerentes experientes, agem de maneira muito pior do que se apenas fizessem pedidos iguais àqueles que recebem. Na tentativa de corrigir os descompassos que resultam do “fazer nada”, a maioria dos jogadores fazem as situações ficarem piores, e em vários casos bastante piores.
  2. Por outro lado, 25% dos jogadores adotam uma estratégia melhor que a “não seguir estratégia alguma”, e cerca de 10% têm uma estratégia muito melhor. Em outras palavras, o sucesso é possível. Exige mudança de perspectiva por parte da maioria dos jogadores, é preciso ver como sua posição interage com o sistema como um todo, não apenas defender sua posição.
  3. Sistemas degenerativos podem ser iniciados por qualquer jogador que entre em pânico, em qualquer parte do sistema. No ambiente sistêmico as influências do jogador, em qualquer que seja a posição, é maior do que os limites de sua própria posição.
  4. É interessante observar que no jogo da cerveja, e em muitos outros sistemas, para que você tenha sucesso, é preciso que os outros também o tenham. Além disso, cada jogador precisa compartilhar desse ponto de vista sistêmico, pois, se um único jogador entrar em pânico e fizer um pedido maior, o medo tende a se generalizar.
  5. As explicações baseadas em eventos condenam as pessoas a uma conduta reativa.
  6. As explicações baseadas no padrão de comportamento focalizam a identificação de tendências de longo prazo e avaliação de suas implicações. Ex: Os sistemas de produção e distribuição são inerentemente propensos a ciclos e à instabilidade, que se agravam quanto mais você se afasta do varejista. Qualquer um dos atores tinha a possibilidade de evitar o colapso do sistema.
  7. As explicações estruturaissão as menos comuns e mais poderosas. Buscam respostas para seguinte pergunta: O que causa os padrões de comportamento? No jogo, uma explicação estrutural deve mostrar como os novos pedidos, as entregas e o estoque interagem a fim de gerar os padrões de instabilidade e ampliação observados; deve levar em conta os efeitos das defasagens de tempo acumuladas no atendimento de novos pedidos e o círculo vicioso que surge quando as maiores defasagens de tempo nas entregas levam a mais novos pedidos.
  8. As explicações estruturais são muito importantes porque somente elas abordam as causas subjacentes do comportamento em um nível no qual os padrões de comportamento podem se modificados. A estrutura produz comportamentos e as mudanças nas estruturas subjacentes podem gerar padrões de comportamento diferentes. Nesse sentido, as explicações estruturais são inerentemente generativas. Ex: Explicação dada por Franklin Roosevelt, quando foi ao rádio em 12 de março de 1933, para explicar o “feriado bancário” de quatro dias nos EUA.