PROCESSO ELETRÔNICO PERMITE ACELERAR ANDAMENTO DAS AÇÕES NAS VARAS DE FAMÍLIA DE FORTALEZA


PorMauricio- Postado em 20 outubro 2011

 

PROCESSO ELETRÔNICO PERMITE ACELERAR ANDAMENTO DAS AÇÕES NAS VARAS DE FAMÍLIA DE FORTALEZA
 
A implantação do processo eletrônico tem proporcionado maior celeridade ao trâmite das ações nas Varas de Família do Fórum Clóvis Beviláqua. A 17ª unidade, por exemplo, proferiu, em setembro deste ano, 236 sentenças, representando aumento de cerca de 57% em relação à média alcançada antes da virtualização.
 
“Quando trabalhávamos com o processo físico (papel), tínhamos uma média de 150 sentenças por mês. Com as facilidades que o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) trouxe, esse número tem crescido a cada mês”, afirma a juíza Vilma Freire Belmino Teixeira, titular da Vara.
 
Ainda de acordo com a magistrada, o SAJ permite melhor controle e gerenciamento do acervo processual. “Agora temos como verificar, a qualquer momento, a quantidade de petições iniciais, de processos conclusos, de audiências agendadas, entre outros dados”, exemplifica.
 
Outro benefício é que os autos virtuais estão disponíveis, ao mesmo tempo, para a Vara, às partes, aos advogados, defensores e promotores de Justiça. “Todos podem visualizar e movimentar o processo ao mesmo tempo, o que representa ganho significativo de tempo”.
 
O diretor de Secretaria da 17ª Vara de Família, Alexsandro Silva Cavalcante, destaca também a ferramenta de autotexto, que permite, com um único comando, ter acesso a modelos dos diversos documentos produzidos pela unidade, como cartas de intimação. “É um recurso que simplifica muito trabalho, pois elimina muitas etapas e torna todo o trâmite mais rápido”.