Primórdios da teoria da Administração Pública


Pordeboraegc- Postado em 02 novembro 2011

Em seu livro Teoria Geral de Administração Pública, Robert B. Denhardt afirma que o estudo da administração pública deve compreender não apenas a teoria social, mas também a teoria política, com um entendimento sobre como as organizações públicas contribuem para o crescimento de uma sociedade democrática.

Os primeiros escritos sobre administração pública não somente constituíram uma teoria política de organizações públicas, mas também estabeleceram uma diretriz para os trabalhos subsequentes neste campo, alguns destes estudiosos são citados a seguir.

Dwight Waldo em sua obra The administrative state (1948) propôs traçar o desenvolvimento do campo da administração pública, a partir da perspectiva da teoria política e da história das idéias.

Os pontos de vista expressos por Alexander Hamilton e Thomas Jefferson foram os mais valiosos. Hamilton advogava um governo nacional forte, com poder considerável concentrado no executivo, em sua visão um executivo único pode ser responsabilizado por suas ações, ou seja, um centro único de poder significa um centro único de responsabilidade.

Já para Jefferson “O governo deve ser descentralizado, a ponto de cada cidadão poder participar pessoalmente na administração dos assuntos públicos e... o governo deve servir para educar o povo em sabedoria política e deve formar uma cidadania que dependa de si mesma”. A essência das visões dos hamiltonianos e jeffersonianos está na base de importantes conflitos na teoria da administração pública de hoje.

Leonard D. White, cujo livro Introduction to the study of public administration (1948) serviu, durante muitos anos, como texto de referência – observou que “o estudo da administração pública... precisa se reportar às amplas generalizações da teoria política que tratam de matérias como justiça, liberdade, obediência e o papel do Estado nos assuntos humanos”.

Woodrow Wilson sugeriu que se permitisse que princípios estáveis de gestão administrativa, à semelhança dos princípios do “negócio”, orientassem as operações dos órgãos públicos. Na perspectiva de Wilson e de outros estudiosos, o poder do governo precisava assumir uma estrutura mais integrada e centralizada a fim de garantir confiabilidade e operações eficientes.

Waldo resume mais tarde que “Os meios e medidas de eficiência eram os mesmos para toda administração: se a democracia devesse sobreviver, ela não poderia se dar ao luxo de ignorar as lições da centralização, hierarquia e disciplina”.

No trabalho de Wilson dois temas serviram de foco para o estudo da administração pública durante a maior parte de sua história. Primeiro, a suposta distinção entre política e administração: “A administração se encontra fora da esfera própria da política. Questões administrativas não são questões políticas. Embora a política determine as tarefas para a administração, não se deve tolerar que ela manipule seus cargos”. E segundo, a busca por princípios científicos de gestão administrativa que auxiliassem a alcançar a eficiência organizacional.

Por: Débora Cabral Nazário

Fonte utilizada:
Denhardt, Robert B. Teoria Geral de Administração Pública.