Preparem-se para Certificação Digital


PorAnônimo- Postado em 05 outubro 2009

Resumo:
Apesar da maioria das pessoas ainda não conhecer sobre a Certificação Digital, essa ferramenta em poucos anos fará parte do dia-a-dia de todos.
A Certificação Digital é um documento de identificação digital que, através de uma “chave pública” e de uma “chave privada” e da sua validação por Autoridades Certificadoras, fornece efetiva segurança e consistência nas informações, sendo utilizada como uma assinatura digital.

Sua utilização pode e já vem sendo empregada tanto por empresas como por indivíduos. Além da indubitável segurança que oferece, a utilização da Certificação Digital proporciona uma imensa otimização nos processos, gerando economia e segurança.
Já existem diversos mecanismos que funcionam baseados na Certificação Digital, tal qual, o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), que engloba a NFe (Nota Fiscal Eletrônica), Sped fiscal e Sped contábil. Além deste, temos também alguns projetos na área de saúde da Previdência Social, no ProUni (Programa Universidade para Todos), criado pelo Ministério da Educação, e, claro, no comércio eletrônico e no correio eletrônico – o difundido e-mail.
Comentários:
A crescente integração das vidas das pessoas com a tecnologia demanda segurança cada vez maior. Cada vez mais as coisas do mundo vêm ocorrendo dentro do mundo digital, seja para as empresas, seja para as pessoas. A Certificação Digital vem ao encontro desse necessidade, fornecendo segurança para as transações que ocorrem através dos meios digitais, através da confiabilidade da identidade das partes signatárias e da integridade das informações assinadas.
O Poder Público vêm em uma crescente na sua utilização, como formo de otimizar seu serviço e oferecer a população maior eficiência. Como exemplo temos a Justiça Federal, que utiliza a Certificação Digital nos trâmites de seus processos, a Nota Fiscal eletrônica, que tanto melhora o controle fiscal quanto a administração contábil, o eCPF e eCNPJ, certificados digitais utilizados pela Receita Federal em diversos serviços, dentre inúmeras outras utilizações.
No setor privado, as empresas também tem utilizado a Certificação Digital para otimizar seus processos, para obter segurança nas informações e também para garantir validade legal em suas operações.
O cidadão também pode obter inúmeras vantagens na utilização dessa tecnologia, principalmente quanto a segurança de suas transações na rede de computadores, algo que, cada vez mais, faz parte da vida de todos as pessoas.
A realidade é simples: a Certificação Digital já está entrando em nosso cotidiano e a sua atuação ampliará muito mais daqui a alguns anos.
Fonte: