Política educacional, pobreza e educação: retrato do atendimento aos estudantes benefciários do Programa Bolsa Família no Paraná
RESUMO
Este artigo apresenta uma leitura inicial sobre como estão distribuídos os
estudantes benefciários do Programa Bolsa Família no estado do Paraná a
partir dos dados do Banco do Sistema Presença de 2014, cotejados com o
Censo Escolar do mesmo ano. Para a construção de um mapeamento sobre
as condições de oferta escolar, considerou-se as condições que têm sido
asseguradas aos estudantes, tomando-se, em especial, informações quanto
às condições de trabalho docente (contrato de trabalho e formação docente)
e às condições de infraestrutura da escola (biblioteca, internet, banda larga,
laboratório de informática e quadra de esporte). O objetivo é problematizar
as condições de equidade na produção da política educacional, partindo-se
do pressuposto de que o enfrentamento das desigualdades educacionais no
Brasil implica reconhecimento de que a população pobre está na escolapública e de que o trabalho escolar tem implicações objetivas para a construção de uma experiência inclusiva e de qualidade para o percurso escolar
desta população.
Palavras-chave: Programa Bolsa Família. Direito à educação. Condições
de qualidade. Política educacional
Anexo | Tamanho |
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