Política educacional, pobreza e educação: retrato do atendimento aos estudantes benefciários do Programa Bolsa Família no Paraná


PorRoger Lamin- Postado em 19 setembro 2018

Autores: 
Adriana Dragone Silveira
Gabriela Schneider

RESUMO
Este artigo apresenta uma leitura inicial sobre como estão distribuídos os
estudantes benefciários do Programa Bolsa Família no estado do Paraná a
partir dos dados do Banco do Sistema Presença de 2014, cotejados com o
Censo Escolar do mesmo ano. Para a construção de um mapeamento sobre
as condições de oferta escolar, considerou-se as condições que têm sido
asseguradas aos estudantes, tomando-se, em especial, informações quanto
às condições de trabalho docente (contrato de trabalho e formação docente)
e às condições de infraestrutura da escola (biblioteca, internet, banda larga,
laboratório de informática e quadra de esporte). O objetivo é problematizar
as condições de equidade na produção da política educacional, partindo-se
do pressuposto de que o enfrentamento das desigualdades educacionais no
Brasil implica reconhecimento de que a população pobre está na escola
pública e de que o trabalho escolar tem implicações objetivas para a construção de uma experiência inclusiva e de qualidade para o percurso escolar

desta população.
Palavras-chave: Programa Bolsa Família. Direito à educação. Condições
de qualidade. Política educacional

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