Planejamento licita governo eletrônico para prefeituras


Pormaico.buss- Postado em 29 outubro 2012

Na próxima quinta-feira, 01/11, o Ministério do Planejamento vai abrir três intenções de registro de preços para a implantação de serviços de governo eletrônico em prefeituras do país. Apesar de direcionado às cidades, órgãos públicos da administração federal e de outros entes da federação também poderão participar.

Os interessados em participar das IRPs têm até 20/11 para aderir, por meio de um cadastro no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg). A utilização deste sistema pode ser feita com o preenchimento do Anexo I, da Portaria n° 31, de 18 de junho de 2012. Este documento pode ser acessado pelo Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet).

A iniciativa tem relação direta com a implantação de Cidades Digitais em 80 municípios selecionados pelo Ministério das Comunicações. Essas cidades receberão redes metropolitanas de fibras ópticas – instaladas pelo governo federal, mas posteriormente cedidas aos municípios, que deverão contratar os links de dados.

Os municípios poderão adquirir serviços de implantação, migração, treinamento, suporte assistido e hospedagem de quatro softwares públicos: i-Educar, e-Cidade, e-Nota e e-ISS.

O i-Educar é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal. Desta maneira, diminui a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionaliza o trabalho do servidor público.

Já o e-cidade destina-se a informatizar a administração municipal de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: prefeitura, câmara, autarquias, fundações e outros.

A terceira solução disponível é o e-Nota, um sistema informatizado para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços. Seu objetivo é modernizar a gestão tributária dos municípios. A mesma função tem o e-ISS, cuja contratação dos serviços também estará à disposição das cidades brasileiras.

 

FONTE: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=32220&sid=14