Padrão


PorAnônimo- Postado em 31 março 2009

O estudo da substância começa com a pergunta: "Do que ele é feito?"; e o estudo da forma, com a pergunta: "Qual é o PADRÃO?" (Pág. 76).

Os padrões não podem ser medidos nem pesados; eles devem ser mapeados. Para entender um padrão, temos de mapear uma configuração de relações. Em outras palavras, a estrutura envolve quantidades, ao passo que o PADRÃO envolve qualidades (Pág. 77).
Entende-se por Organização as relações que devem ocorrer entre os componentes de algo, para que seja possível reconhecê-lo como membro de uma classe específica (Pág. 54 - Maturana).

Uma forma clara de entender o significado de PADRÃO, no texto de Maturana e Varela (2007, pág. 93-94):

"É preciso entender que todos os seres vivos multicelulares conhecidos são variações elaboradas sobre o mesmo tema - a organização e a filogenia da célula. Cada indivíduo multicelular representa um momento elaborado da ontogenia de uma linhagem, cujas variações continuam sendo celulares. Nesse sentido, o aparecimento da multicelularidade não introduz, basicabente, nada de novo. Sua grande novidade consiste em que torna possível muitas classes diferentes de indivíduos, ao possibilitar muitas linhagens diversas como distintos modos de conservação do acoplamento estrutural ontogênico com o meio." 

Ou seja, a estrutura mudou e assumiu diferentes espécies conhecidas, no entanto o PADRÃO celular se manteve.