os alcances da rede!


PorAnônimo- Postado em 12 abril 2009

Foi-se o tempo em que íamos a uma loja de CDs quando queríamos comprar um álbum do nosso artista favorito. Quer dizer, tem alguns de nós que ainda vão, assim como alguns de nós ainda preferem o telefone fixo ao celular, ou ao toca discos em vez do próprio CD. De qualquer forma, cada vez mais recorremos a internet para alcançar nossas preferências musicais. Isso se explica da seguinte maneira: para que o dono da loja de CDs tenha um acervo relativamente grande disponível para todos os gostos, ele tem custos. Quanto maior seu acervo, maior seu custo. E, conseqüentemente, maior o preço cobrado pelo álbum. E mesmo grandes lojas, com espaço físico suficiente, chegam a possuir alguns milhares de discos. Quantidade ínfima, se comparada aos milhões de álbuns disponíveis na rede em sites como o iTunes da Apple, por exemplo.

As lojas virtuais nao têm gastos fixos com armazenagem, estoques e nem com vendedores... tudo que necessitam é "espaço virtual". Além disso, na loja temos que comprar o cd inteiro, com algo em torno de 12 faixas na média. Conhecemos elas todas? Ou compramos o álbum pelas duas ou três faixas que conhecemos e gostamos? Nas lojas virtuais, não existe esse problema, pois as faixas podem ser adquiridas isoladamente ou no álbum por inteiro.

Outra ferramenta que somente as lojas virtuais têm, é a disponibilidade do cliente do mundo INTEIRO acessar seu site, e mediante o pagamento, efetuar o download da música desejada. Como é que o dono da nossa loja hipotética de CDs vai oferecer seu produto com a eficiência e a cobertura de maneira semelhante?

Esta analise pode ser feita não só no mundo da música, mas no do cinema, e até no da informação se compararmos a base de dados das enciclopédias com a do Wikipedia, por exemplo, que contém inúmeras vezes mais informação do que a última versão da enciclopédia Britanica.

"...está chegando o momento em que tudo se tornará disponível para todos."
Chris Anderson

E é a internet que possibilitará isso!