O que é Informática Jurídica?


PorAnônimo- Postado em 06 abril 2009

A Informática Jurídica é o processamento e armazenamento eletrônico das informações jurídicas, com caráter complementar ao trabalho do operador do Direito; é o estudo da aplicação da informática como instrumento, e o conseqüente impacto na produtividade dos profissionais da área. E também a utilização do computador como ferramenta na Internet.
Helena Donatelli de Moura, em seu artigo "Informática aplicada ao Direito" (Revista Estudos Jurídicos, vol. VI, nº 17), citando Alain Chouraqui, tece brilhantes considerações:
"Antes de definir a informática jurídica, é interessante observarmos o significado da palavra 'informare' do latim, que originou o termo informação, qual seja: dar forma ou aparência , criar uma idéia ou noção. A palavra informação significa colocar 'alguns elementos ou partes - sejam materiais ou imateriais - em alguma forma, em algum sistema classificado'. Sob essa forma geral, a informação é também a classificação dos símbolos e de suas ligações em uma relação, seja a organização dos órgãos e funções de um ser vivo ou a organização de um sistema social. Enfim, a informação exprime a organização de um sistema que pode ser descrito matematicamente".