O Impacto da Computação Social na Sociedade do Conhecimento e na Economia

PorAnônimo- Postado em 24 novembro 2009

O rápido crescimento da web 2.0 e da computação social, permite aos usuários desempenhar um papel influente na forma como produtos comerciais ou públicos são moldados. Um relatório publicado pelo Instituto de Prospecção Tecnológica da Comunidade Européia indica que em 2008, 41% dos usuários da Internet na União Européia estavam engajados em atividades sociais através de computação em Redes Sociais Locais (SNS) do tipo blogs, compartilhamento de foto e vídeo, jogos compartilhados online e plataformas de colaboração para criação de conteúdos conjuntos. Esta percentagem sobe para 64% se são considerados usuários menores de 24 anos.
O relatório mostra que a computação social vai além da criação de redes sociais e de entretenimento, uma vez que permite dezenas de milhões de europeus uma maneira para apoiar o seu trabalho profissional, saúde, aprendizagem e cidadania de forma inovadora.
A pesquisa constatou que a computação social está remodelando as práticas de trabalho e melhorando as habilidades e os conhecimentos de seus empregados quando estes participam de comunidades de interesses fora de suas organizações . A inovação social provocada pela computação social contribui para a melhoria dos processos de aprendizagem contínuo ao longo da vida, a competitividade empresarial, a inclusão social e integração de imigrantes.
O relatório disponibilizado no dia 20 de novembro de 2009 está em formato PDF, com 139 páginas e em inglês.
Seus capítulos principais são:
Key Findings, Future Prospects and Policy Implications
The Adoption and Use of Social Computing (Web 2.0)
Social Computing from a Business Perspective
The Social Computing industry and its value chain
Business models for application providers 46
Industrial impact
Social Computing and the Mobile Ecosystem
Technical trends: social identity management
Social trends: identity construction and disclosure in Social Computing
Economic trends: the economics of identity in Social Computing
Social Computing and Learning