O fantasma da Máquina - Timoneiro à Gênese


Porcarlasbohn- Postado em 09 abril 2012

O FANTASMA DA MÁQUINA
Arthur Koestler

 

TIMONEIRO

Hierarquias “interligadas” ou “entrelaçadas”

Hierarquias “interligadas” ou “entrelaçadas”

Rotinas Sensório-Motoras

as redes das habilidades e hábitos sensórios-motores, tais como a datilografia ou a direção de um carro, que são realizados mais ou menos mecanicamente e não exigem a atenção dos centros mais altos ;

tomar uma “decisão de alto nível”: meter o pé no freio num piso de gelo, arriscando a segurança de seus passageiros, ou atropelar o cão;

E se, em vez de um cão, o passeante imprudente for uma criança, ele provavelmente apelará para o freio, seja qual for o resultado.

É nesse nível, quando os prós e os contras se acham igualmente balanceados, que a experiência subjetiva da liberdade e da responsabilidade moral surge.

Realimentações e Homeostase

O conceito da realimentação, sem o conceito da ordem hierárquica, é como o sorriso sem o gato.(Alice no país das Maravilhas)

O desempenho de uma habilidade segue um padrão preestabelecido, acorde com certas regras do jogo.

Essas regras são fixas, mas suficientemente elásticas, para permitir ajustamentos constantes às condições ambientais variáveis. 

Realimentações e Homeostase

Uma das diferenças vitais entre o conceito de E-R e a presente teoria é que, de acordo com o primeiro, o ambiente determina o comportamento, enquanto, segundo a última, a realimentação proporcionada pelo ambiente simplesmente orienta, corrige ou estabiliza um padrão de comportamento preexistente.

Curvas de Retorno Dentro de Curvas de Retorno

As hierarquias perceptuais e motoras acham-se tão intimamente correlacionadas em todos os níveis que traçar uma distinção nítida entre “estímulo” e “resposta” se torna arbitária e sem sentido.

Ambos foram absorvidos pelas curvas de retorno da realimentação, ao longo das quais os impulsos correm em círculo, como gatinhos a perseguir suas próprias caudas.

Experiência com um gato

 

“Sou eu quem decide o que é um estímulo e o que não é”.

Uma Holarquia de Hólons

Resumo do Timoneiro

Podemos dizer que o organismo em seus aspectos estruturais e funcionais é uma hierarquia de hólons auto-reguláveis que funcionam:

a)como todos autônomos em supra-ordenação às suas partes;

b) como partes dependentes em subordinação a controles em níveis superiores;

c) em coordenação com seu ambiente local.

Escala da Hierarquia

Originalidade

Mecanização dos Hábitos

No homem, os instintos inatos não passam da base sobre a qual o aprendizado se construirá.

com crescente maestria lemos, escrevemos e batemos a máquina “automaticamente”, o que significa que as regras que controlam a atuação são agora aplicadas inconscientemente.

 

Degrau de cada vez

Se nos pedirem para explicar como é que andamos de bicicleta, arriscamo-nos a compartilhar um destino semelhante.

A perda do controle direto sobre processos situados em níveis inferiores da hierarquia corporal é parte do preço que se paga pela diferenciação e especialização.

Resumo

Em níveis sucessivamente mais altos da hierarquia encontramos padrões de atividade mais complexos, flexíveis e menos predizíveis, enquanto em níveis sucessivamente mais baixos descobrimos padrões cada vez mais mecanizados, estereotipados e predizíveis.

 

GÊNESE

 

A ESTRATÉGIA DO EMBRIÃO

Dificilmente haverá um evolucionista vivo que não haja expressado opiniões heréticas com referência a certos aspectos particulares da doutrina ortodoxa.

Ninguém conseguiu uma alternativa para oferecer

Cidadela neodarwiniana ainda se mantém

 

 

“Caso Lysenko”

Lamarck acreditava que as modificações adaptativas do físico e dos modos de vida que um animal adquire para enfrentar de modo mais eficiente o ambiente são hereditariamente transmitidas aos seus descendentes (“hereditariedade dos caracteres adquiridos”).

Dessa maneira, se um pugilista desenvolver músculos fortes através do treinamento, seu filho, de acordo com Lamarck, deveria nascer também com fortes músculos.

DOCILIDADE E DETERMINAÇÃO

Necessárias 56 gerações de células para produzir um ser humano a partir de um só óvulo fertilizado.

Multiplicação das células por divisão

Especialização estrutural e funcional das células (diferenciação)

Modelagem do organismo (morfogênese)

 

Nossa mente se assusta ante a ideia de que os genes de um óvulo fertilizado devem conter dentro dele dispositivos para todas e cada uma das contingências particulares que cada uma das 56 gerações de células-filhas poderá encontrar no processo.

 

O TECLADO GENÉTICO

Todas as células do corpo contêm o mesmo conjunto completo de cromossomos, como podem uma célula nervosa e uma célula renal cumprir tarefas tão diferentes, se é que são governadas pelo mesmo conjunto de leis?

 

Na linguagem da Genética, a fita adesiva é conhecida como “o repressor”. O agente que atinge a tecla e ativa o gene é o “indutor”. Um gene que sofreu mutação é uma tecla que saiu de tom. Quando um bom bocado de teclas saiu bastante fora de tom, pedem-nos que acreditemos que o resultado é uma nova e maravilhosa melodia muito melhorada. Um réptil que se transformou em ave ou um macaco que passou a homem.

 

Nos tipos de hierarquia anteriormente discutidos, o fator tempo desempenhava um papel relativamente secundário. Na hierarquia desenvolvimental, o ápice é o óvulo fertilizado, o eixo da árvore ramificada é o progresso do tempo e os níveis da hierarquia são etapas sucessivas de desenvolvimento. A estrutura do embrião em crescimento, a qualquer momento dado, é um corte transversal em ângulo reto com o eixo do tempo e as duas faces de Jano estão voltadas para o passado e para o futuro.

EVOLUÇÃO : TEMA E VARIAÇÕES

A SELEÇÃO INTERNA

À medida que o olho se forma, as diferentes partes se influenciam mutuamente.

 

O ENIGMA DA HOMOLOGIA

A LEI DO EQUILÍBRIO


OS “DOPPELGÄNGERS”
 

OS TRINTA E SEIS ENREDOS

A evolução da vida é um jogo jogado de acordo com regras fixas que limitam suas possibilidades, mas deixam um campo de ação suficiente para um número ilimitado de variações. As regras são inerentes à estrutura básica da matéria viva; as variações derivam-se das estratégias adaptativas.

As limitações são inerentes à estrutura físico-química da matéria viva, tal como existe na Terra — e, presumivelmente, em qualquer planeta cujas condições sejam remotamente similares às aqui existentes. Mas,

OS TRINTA E SEIS ENREDOS

Não há limite para o que um artista pode fazer com a magra lista de 36 temas de Carion Gozzi (*Turandot)

AnexoTamanho
koestler_parte_3.pptx1.76 MB