O Cidadão na e-Participação

PorAnônimo- Postado em 07 outubro 2010

Na última terça-feira (05-10-2010) foi apresentado o artigo The Citizens in E-Participation dos autores Henning Sten Hansen e Kristian Hegner Reinau da Aalborg University & National Enviromental Research Institute, da Dinamarca. O artigo traz uma classificação interessante dos stakeholders envolvidos na participação pública: os expectadores, latentes e definitivos com três variáveis que determinam a sua relevância: Poder, Legitimidade e Urgência.
Apresenta um estudo de caso de uma cidade na Dinamarca quando a administração pública levou para o debate uma terceira conexão para melhorar a capacidade de transporte entre a cidade e o continente. A administração forneceu através da internet descrições e avaliações do projeto, geovisualização avançada, mapas interativos e um jogo para auxiliar os cidadãos na tomada de decisão. Após a coleta das informações e por meio dos endereços armazenados no banco de dados foi adicionada a localização geográfica de cada cidadão o que possibilitou analisar o padrão geográfico dos entrevistados.
Com a análise dos resultados, os pesquisadores concluiram que os cidadãos mais participativos são: do sexo masculino, idade entre 50-60 anos, educação superior, acima da renda média, politicamente ativo e usuário experiente da internet.
Eles concluem que fornecer tecnologias como o PPSIG pode auxiliar o processo, no entanto a pesquisa mostrou que não se pode esquecer do problema da exclusão digital.
As bases da democracia são igualdade de oportunidades para expressar as opiniões com um debate que seja aberto entre os cidadãos.