O caos da esfera pública - texto da Folha de São Paulo

Porpatricia- Postado em 28 agosto 2012

Novas tecnologias, sobretudo a TV, modificam o palco de aparição do intelectual, aguçam sua vaidade natural e o forçam a competir com políticos e jornalistas pela atenção do público.

JÜRGEN HABERMAS

Quando o diretor do Instituto Karl Renner me comunicou a agradável notícia de que o júri pretendia conferir-me no corrente ano o Prêmio Bruno Kreisky [por avanços na área de direitos humanos; Kreisky (1911-90) foi ministro das Relações Exteriores da Áustria], não me senti apenas motivado a refletir sobre o aspecto irritante da situação feliz, de encontrar tanto reconhecimento imerecido, após décadas de conflitos e de uma imagem tendencialmente controvertida.
Após um estudo mais convencional de filosofia, ingressei em 1956 no meio pouco familiar do Instituto Frankfurtiano de Pesquisas Sociais, onde tive de me familiarizar durante os preparativos de uma pesquisa empírica também com a bibliografia (então ainda exclusivamente jurídica) sobre o Estado de Direito e a democracia.
Por um lado, os debates entre os grandes representantes da teoria do direito do Estado da República de Weimar me pareceram estimulantes, mas não consegui estabelecer uma relação mais apropriada entre os conceitos normativos da ciência jurídica e a teoria da sociedade -sob cujo influxo tentava compreender a realidade política da atualidade de então.

para continuar a leitura http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1308200605.htm