Noticia- Chip promete reduzir burocracia e agilizar transporte de cargas no Brasil


PorMatheus Diniz- Postado em 29 abril 2013

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/04/chip-promete-reduzir-...

A noticia descreve sobre uma nova tecnologia da informação que pretende reduzir a burocracia e diminuir os custos do tranporte de carga no Brasil. Trata-se de um lacre eletrônico que vai no contêiner, com as informações sobre o que está dentro do seu interior, tipos de produtos e outras informações. Esta nova tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da USP juntamente com o governo e podera acabar com a burocracia tão maçante existente no sistema brasileiro. As relações entre coisas concretas e atomos agora podem virar relações em bits, pois toda a documentação exigida sobre o produto podera ser controlada por computadores os quais permitem uma fiscalização mais ampla e tambem muito mais ágil.

"O Brasil perde mais de R$ 160 bilhões por causa de problemas de logística, R$ 13 bilhões só com falta de estrutura nos portos. Mas um aparelhinho do tamanho de uma unha pode deixar esta conta mais barata."

Testes foram feitos pela equipe do BomDiaBrasil e eles puderam constatar a diferença e a rapidez do contâiner com o lacre. A diferença de horas entre o que esta com chip é muito grande. Vê-se também que esta tecnologia facilita o transporte rodoviario. Caminhoneiros ficam horas e horas esperando a licitação ser liberada para poder pegar uma mercadoria. "A avenida portuária que dá acesso aos terminais no Porto de Santos tem fila de caminhão dos dois lados. “Sem dormir, sem comida para comer, sem banheiro para usar, sem nada”, reclama um caminhoneiro."

Com o governo ficando cada vez mais eletrônico, seus serviços ficarão mais dinâmicos possibilitando o desenvolvimento da econômico, pois a situação não está nada favorável, somos os últimos em um ranking que avaliava a competitividade dos portos ficando atras da Argentina, Colômbia e Polônia.

 

Matheus Diniz