Notícia: Webconferência discutiu novas profissões e tendências do mercado de trabalho - 04/04/2012 18:20

Porjeffersonalves- Postado em 19 abril 2012

Casa
Brasil

Pesquisa de Notícia

A Secretaria para Assuntos Estratégicos promoveu nesta quarta-feira (4) uma webconferência sobre novas profissões e tendências para o mercado de trabalho. A transmissão, para todos os telecentros do Estado, foi realizada a partir do auditório da E-Paraná, em Curitiba, e contou com a participação de estudantes dos ensinos médio e superior. A palestra e o debate posterior foram conduzidos pelo professor Luciano Steyer e a coordenadora dos telecentros e técnica da secretaria Antoliana Pestana Tantos.

O professor destacou o ambiente de constantes mudanças em que vivemos. "Há 18 anos, não tínhamos TV LCD, tablets e smartfones. Não havia assédio moral ou bullying. E o que nos espera para os próximos 18 anos? Pelo menos 95% dos produtos que vamos consumir no futuro ainda não existem. Então vamos nos preparar agora, no presente", disse.

Steyer também destacou o estudo "Futuro do Trabalho", realizado pela ONU e que aponta seis novas áreas de atuação: nanotecnologia (estudo das partículas), informática biomédica, administração de comunidades virtuais, design de games, biotecnologia e gerontologia.

O professor afirma que algumas profissões terão de se adequar aos novos tempos, enquanto outras vão precisar apenas de um pouco de criatividade dos profissionais para se manter relevantes: "Os cursos clássicos, como medicina, direito e engenharia, nunca deixarão de existir. Mas é preciso estar atento às mudanças de mercado para achar um nicho diferenciado de atuação".

Questionado se as novas tecnologias podem extinguir postos de trabalho, Steyer foi enfático: "A tecnologia só vai tirar o mercado de quem não se atualiza. E, hoje, não existe mais desculpa para não estudar. São inúmeras as opções de faculdades e universidades, cursos de extensão e profissionalizantes, além do vários programas de incentivo aos estudos".

Reflexão Crítica

Considerando o grande e rápido avanço tecnológico, concluo que muitos postos de trabalho serão extintos, dando lugar a outros, em número reduzido, porém necessitando de profissionais com uma maior qualificação.

A revolução tecnológica social do século XXI é um processo irreversível de transformação da vida do homem em todas as suas esferas - os conceitos de família, trabalho, lazer, religião, esporte e saúde estão em constante mutação. O mundo globalizado, o aparecimento de novas mídias, o crescimento demográfico e as novas demandas do sistema democrático-capitalista fazem o mercado de trabalho se transformar diante dos olhos de uma geração que nasce conectada ao mundo. Nas duas últimas décadas, muitas profissões centenárias desapareceram, e outras surgiram dominando o cenário.
Pensando no futuro que se constrói hoje, não é difícil concluir que as possiblidades de atuação profissional serão cada vez mais diversificadas, pulverizadas num planeta carente de: 1. Produção de alimentos em larga escala, com cultivo hidropônico verticalizado; 2. Pesquisa e aplicação de nanotecnologia na indústria médico-farmacêutica, e na biotecnologia; 3. Diversidade de entretenimento e utilização de mídia; 4. Logística e mercado global; 5. Energia e sustentabilidade global.
No âmbito jurídico, as transformações também são gigantes: a substituição de papéis, a produtividade do sistema judiciário em aplicação de padrões processuais, o desenvolvimento de softwares que aproximem partes, advogados, juízes e cartórios e os permitam ter maior agilidade de interação exigirão muito dos novos profissionais da área. Um sistema jurídico eficaz e célere é possível, e cada dia mais viável, tendo a seu favor o uso de inteligência tecnológica a serviço da justiça.