Notícia - A utilização da biometria como medida de segurança dos certificados digitais


PorFelipe Canan- Postado em 02 junho 2013

http://www.iti.gov.br/noticias/indice-de-noticias/4262-icp-brasil-evolui-na-seguranca-de-emissao-de-certificados-digitais

Na última década, a utilização da certificação digital em documentos públicos cresceu expressivamente. Com isso, o Estado prescreveu medidas que visam a segurança das informações certificadas. Para tanto, foram constituídos grupos técnico de trabalho, como em 2011, para prevenir e combater a fraude dos certificados digitais. Verificou-se que, através do cadastro do certificado pelo RG existem muitas vulnerabilidades. A recomendação passou a ser de efetuar o cadastro preferencialmente por meio da CNH, para que haja a fiscalização secundária das Autoridades Certificadoras.

Agora está em vigor, no Distrito Federal, o projeto de Autoridade de Registro Biométrica, para elevar a segurança da informação criptografada. Os testes já realizados mostram um sistema mais ágil e seguro.

É muito interessante notar a evolução da certificação digital e eletrônica por meio de alternativas como o reconhecimento biométrico, pois essa é uma alternativa que combate muitas das críticas feitas ao sistema do certificado digital vigente (por meio de simples cadastro), como a fragilidade da segurança de emissão e recebimento.

Acredita-se que a migração, especialmente dos processos judiciais, ao sistema eletrônico é inevitável e um sistema qualificado para a certificação digital – ainda mais seguro que o já existente – é imprescindível para acalentar as maiores expectativas que se prescrevem contra a fraude. Em um mundo cada vez mais interligado, tanto a agilidade quanto a precisão da rede virtual devem ser utilizados para potencializar as morosas operações públicas. Assim, a utilização da certificação biométrica, sem dúvida como um plus e jamais de forma solitária, é medida que se faz necessária e sábia, pois restringe as vulnerabilidades de segurança – mesmo que não as elimine completamente.