Notícia - Terrenos da União: governo implanta canais eletrônicos


PorJuliana Klein Z...- Postado em 03 maio 2012

Localização

Universidade Federal de Santa Catarina
Brasil

 

“O governo federal quer economizar R$ 1,1 milhão com o sistema eletrônico do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (e-Darf).” [...] “a partir de maio, os ocupantes de terrenos da União vão poder pagar as taxas via internet.”

“Os canais eletrônicos são para trazer comodidade ao cidadão. É um caminho que não tem mais como voltar. A tendência é estimular o pagamento eletrônico e eliminar cada vez mais as impressões” [...] “A estimativa é que os gastos sejam reduzidos em 62%.” [...] “essa economia está alinhada com o movimento de eficiência de gestão e economia do governo.”

“Com a implantação do e-Darf, apenas a taxa do pagamento de cota única será enviada pelo correio” [...] “Antes das mudanças, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) enviava até oito correspondências para o pagamento das taxas.”

[...] “a iniciativa é uma forma de “abolir o desperdício”. [...] “o e-Darf pode ainda reduzir o número de inadimplentes, que atualmente está em 61%. “Pode até melhorar a arrecadação, à medida que a pessoa tem o compromisso de procurar o Darf para efetuar o pagamento. Além disso, em caso de pagamento em atraso, é possível gerar o boleto atualizado com as correções para o pagamento na hora.”

Fonte: http://informationweek.itweb.com.br/7955/terrenos-da-uniao-governo-implanta-canais-eletronicos/

 

Reflexão:

                A iniciativa da informatização de setores do governo é muito bem-vinda. A sociedade atual está cada vez mais em busca de rapidez, de facilidade, e é muito importante que o governo acompanhe essa tendência, que só traz benefícios.

                A economia resultante é um ponto a ser louvado. Apesar de ser pequeno em comparação com o orçamento total do governo, o gasto com impressão, envio – muitas vezes reenvio – e todo o processo burocrático envolvido nas arrecadações, antes feitas por papel, é caro – e principalmente desnecessário. Além da contribuição gerada ao meio ambiente, que agradece a não utilização de papel.

                Também deve ser ressaltada a praticidade do pagamento on-line. Além da comodidade proporcionada, visto que o pagamento pode inclusive ser feito de casa, esse movimento de informatização acompanha outro grande desejo da população: a desburocratização de certos setores governamentais. Com o pagamento mais simplificado, evitam-se desde filas a inadimplências, tornando o processo mais seguro e rápido e eficiente.