Notícia - A Tecnologia e o Excesso de Trabalho


Pormateus- Postado em 14 abril 2013

 

            O significado de trabalho foi modificado e ampliado com o passar do tempo, principalmente com o surgimentos das novas tecnologias para nos auxiliar e com esse auxílio foi imposta uma cobrança maior no que se refere a produtividade. Somos cobrados para ter um maior rendimento possível, e não interessa a terceiros como e quando faremos isso, somente o resultado. O conceito de tempo foi se desfazendo e podemos fazer nossos próprios horários quando se trata de um teletrabalho ou até mesmo quando nos tornamos nossos próprios patrões. Isso nos traz inúmeros benefícios, como a possiblidade de flexibilidade, modificar aquele determinado horário para fazer algo as vezes mais urgente, poder escolher a hora que iremos trabalhar, dar uma atenção praticamente em tempo integral à nossos clientes.

            Quando estamos esperando aquele e-mail importante e urgente podemos nos dizer favorecidos, pois a tecnologia está aí para nos alertar que o e-mail acabou de chegar e podemos respondê-lo imediatamente através de plataformas móveis. Porém conseguiremos administrar o nosso tempo corretamente para não passarmos mais horas envolvidos com o trabalho do que deveríamos? Há quatro séculos atrás éramos obrigados a trabalhar dezoito horas por dia e com o passar do tempo fomos conquistando melhores condições de trabalho e leis para a defesa da classe do proletariado. Até que conquistamos as quarenta horas semanais, e continuamos em busca das trinta horas semanais, porém, esta, somente no local de trabalho. Estamos expandindo esse tempo para o chamado home office, o tema tratado pela notícia:

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-tecnologia-e-a-re...

            O texto, apesar de breve e direto, já nos introduz diretamente ao problema da relação entre o trabalho e a tecnologia. Estamos trabalhando mais do que deveríamos. Estamos nos tornando novamente escravos inconscientes desta tecnologia por não termos aprendido como usá-la corretamente a nosso favor, além de não distingui-la quando usada para o trabalho ou para entretenimento. Os excessos estão nos transformando, as pessoas estão ficando estressadas, sem paciência. Como ficará o resultado deste trabalho levando em conta tudo o que nos ocorre diariamente?!

            As facilidades dos novos meios estão cada vez maiores, os programas mais intuitivos e fazendo com que não consigamos nos distanciar deles. Quando deveríamos estar descansando e nos divertindo, estamos resolvendo problemas e enviando respostas, e no horário do trabalho estamos distraídos com a imensidão que a internet pode nos proporcionar. Para muitos pesquisadores, a tecnologia já está se tornando um vicio e, portanto, ao invés de trazer benefícios à sociedade, pode trazer problemas.

            Porém não são somente esses problemas que fazem com que pessoas que trabalhem com teletrabalho acabem tendo que expandir suas horas. Uma pesquisa realizada pela Regus mostra que a atenção exigida por familiares, dificuldades de concentração e falta de equipamentos apropriado acabam atrapalhando o profissional na hora de realizar suas atividades.

Apesar dos problemas e das horas extras de trabalho, as pessoas estão preferindo cada vez mais esse meio. Não devemos abandonar a tecnologia e também nos tornarmos independente dela, até mesmo por que ficaríamos "obsoletos", afinal os empregos estão necessitando cada vez mais de pessoas capacitadas para trabalhar com equipamentos sofisticados. Deveríamos nos adaptar a ela e usá-la como aliada, de uma maneira inteligente e com moderação.

 

Mateus de Oliveira