Notícia - Shopping Center Facebook


Pormarina.cordeiro- Postado em 30 março 2012

A maior rede social do mundo está se transformando em plataforma de compras. Conheça o f-commerce

SÃO PAULO – Quando Arthur Moraes abriu a Della Santa, loja online de roupas e acessórios femininos, com sua esposa Natalie, sua irmã e seu genro, Patrícia e André Mahon, em janeiro, o retorno financeiro não foi o que esperavam. Começaram, então, divulgar a loja nas redes sociais.

“Aí viralizou! O site passou a ter mais de 2 mil acessos simultâneos e nossa página vivia caindo”, conta Arthur. Para manter o site operacional, eles teriam de gastar muito mais com servidor e hospedagem. Foi aí, há menos de duas semanas, que eles decidiram mergulhar mais fundo no aspecto social e migraram a loja inteira para o Facebook. Todas as vendas passaram a ser feitas dentro da rede social, o que impulsionou ainda mais o faturamento. A Della Santa havia entrado no mundo do f-commerce.
Uma realidade já estabelecida no Estados Unidos desde o ano passado, o social commerce (comércio eletrônico integrado a redes sociais) e, especialmente o f-commerce, começa a fortalecer agora no Brasil, com os pequenos lojistas – e não apenas varejistas já estabelecidos – criando suas vitrines virtuais. Estima-se que o social commerce tenha movimentado US$ 1,2 bilhão nos Estados Unidos até o fim de 2011.
Para entrar nesse mercado, a Della Santa instalou em sua página do Facebook o aplicativo LikeStore, que permite que qualquer pessoa crie gratuitamente sua loja virtual dentro da rede.
Com ele instalado, Arthur começou a perceber em seu empreendimento familiar o que Ludovino Lopes, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e Net), aponta como grandes benefícios de operar dentro de uma rede social: maior confiança do usuário, que não sai de seu ambiente conhecido nem para efetuar o pagamento, e marketing espontâneo criado pelos compartilhamentos de informação dentro de um sistema como o do Facebook.
Também creditando que o poder de alcance de um gigante como o Facebook pode ajudar pequenos empreendedores, Cristina Carolino começou a MySocialShop focando em vendedores que já mantinham ou queriam montar uma pequena loja online. No entanto, com o tempo, a demanda do serviço por varejistas já estabelecidos cresceu tanto que a empresa precisou mudar de foco e está desenvolvendo aplicativos pagos para companhias que precisam de ferramentas mais avançadas.
E foi dessa dualidade de públicos que surgiram as principais estratégias do Kauplus, aplicativo criado pelos amigos Rafael Barbolo e Rafael Ivan Garcia. Diferente da LikeStores e da MySocialShop, o Kauplus não cobra comissão sobre os itens vendidos e de oferece uma API (também gratuita) para que clientes que já têm uma loja online em um site próprio possam integrá-la com a mantida no Facebook e criar recursos como buscadores de produtos, comparadores de preço e listas de presentes.
O presidente da Câmara-e Net acredita que o social commerce é uma evolução natural da própria prática do comércio, que sempre foi influenciada por relações sociais (offline ou online) e por trocas de sugestões e impressões sobre produtos e marcas. A internet e, especialmente, as redes sociais, potencializaram esse comportamento e aumentaram o contato entre empresas e consumidores.
Por isso, o presidente da Câmara-e Net diz acreditar que social commerce é mais do realizar transações dentro de uma rede social ou estar presente nesses sites – até porque, 90% dos brasileiros que compram pela internet já usam redes sociais. O desafio é os lojistas fazerem parte do ecossistema das redes e aproveitarem as particularidades delas para o comércio.
Ricardo Grandinetti e Gabriel Borges, criadores da LikeStore, concordam com essa visão e dizem que as lojas no Facebook são apenas o primeiro passo. “Por enquanto, levamos o e-commerce para dentro do Facebook e isso é muito interessante, pois os lojistas podem se valer do aparato e do potencial de alcance dessa grande rede para vender. Mas, futuramente, queremos levar as mídias sociais para dentro do e-commerce”.


COMISSÃO: 2% sobre cada item vendido
PAGAMENTO: Pelo MoIP, com taxa de 5,9%
DETALHES: Instalação e manutenção gratuitas. Para o lojista, também oferece ferramentas para controle de estoque, cálculo de frete e acompanhamento de pedidos, além de ajudar na divulgação da loja. Lançada em agosto, conta com mais de 4 mil lojas operantes.
“Entendemos social commerce como a exposição das ofertas do comércio eletrônico por meio das redes sociais.”
Ricardo Grandinetti, cocriador da LikeStore


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COMISSÃO: Não cobra
PAGAMENTO: Pelo PayPal, com taxa de 5,6% + R$ 0,20
DETALHES: Lançada em dezembro, mantém cerca de mil lojas no Facebook. Com a Shop API, desenvolvedores podem criar aplicativos para e-commerce (como comparadores de produtos e listas sociais de presentes) e integrar lojas próprias externas com as mantidas dentro do Facebook.
“A tendência agora é a gamificação, que engaja usuários em ações com a lógica dos games. Estamos trabalhando para incluir isso no social commerce.”
Rafael Ivan Garcia, cocriador da Kauplus


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COMISSÃO: 1,49% sobre cada item vendido
PAGAMENTO: Pagamento Digital, com taxas de 1,89% a 6,39%
DETALHES: Lançado em setembro, tem parceria com o Grupo Buscapé e possui mais de 500 lojas funcionando. Em abril, vai lançar o “Modo Revenda”, em que lojistas podem permitir que terceiros revendam seus produtos no Facebook e paguem comissão para eles.
“É necessário ter uma estratégia pensada para começar a operar dentro do Facebook. O lojista não terá só de fazer propaganda, terá de gerar conteúdo.”
Cristina Carolino, uma dos três criadores do MySocialShop


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(PERALVA, Carla. Shopping Center Facebook. Disponível em http://blogs.estadao.com.br/link/shopping-center-facebook/. Acesso em 26/03/2012.)

Análise pessoal:

O e-commerce já é uma modalidade de negócios conhecida e sabe-se que, para todo negócio, há uma estratégia a ser implantada e seguida. Em dezembro de 2011 houve um crescimento de 30% na visitação de sites de comércio eletrônico pelos brasileiros, isto demonstra que esta é uma área a ser considerada em questões econômicas, possuindo grande importância no cenário da internet.

Como dito anteriormente, há, portanto, estratégias a serem visualizadas. Assim surgiu o social commerce - ou f-commerce, mais especificamente como na notícia, que é o comércio realizado através da rede social Facebook, isto é, uma nova modalidade de comércio eletrônico dentro do próprio comércio eletrônico. Não é algo de complexo entendimento: a loja virtual-social é como uma ‘simples’ loja virtual já tradicionalmente conhecida, possui as fotos dos produtos, detalhes e preços, a única grande diferença é o meio pelo qual é feita a sua divulgação. Não é necessário, portanto, ter um site especial e único para ter uma loja online.

O f-commerce permite que se crie um comércio virtual dentro da sua própria página social. E, como podemos ver na notícia acima apresentada, torna-se uma boa artimanha, visto que “90% dos brasileiros que compram pela internet já usam redes sociais”. Logo, há um ótimo meio de disseminação de informação e marketing para as lojas.

É ainda mais interessante destacar que essa nova ramificação do e-commerce cria veredas para a criação e desenvolvimento de aplicativos que integram o comércio ao Facebook. Como, por exemplo: o LikeStore, o Kauplus, o MySocialShop e o Facileme. E ainda tem-se os locais de pagamento envolvidos no processo da compra, por exemplo o MoIP, o PayPal, o Pagamento Digital e o PagSeguro.

Logo, a utilização do f-commerce é juntar o útil ao agradável: tem-se o objetivo do vendedor aliado ao poder de disseminação das informações e sugestões na rede sociais, atingindo mais e mais clientes através desse tipo de marketing. É importante, contudo, manter a qualidade dos produtos e das entregas e a segurança dos pagamentos - afinal, como toda outra loja virtual, estes são pontos essenciais para o êxito do seu negócio online.

 

Bibliografia auxiliar:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1064470-brasil-passa-a-franca-e-e-o-7-maior-mercado-na-internet.shtml

http://www.e-commerce.org.br/facebook-commerce.php