Notícia - Cursos de capacitação terão quase 1.000 vagas gratuitas em Mato Grosso

Pormarina.cordeiro- Postado em 10 setembro 2011

Vagas são oferecidas para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
Cursos são gratuitos e inscrições devem ser feitas nas unidades do Senai.

De 09/09/2011, em G1 MT.

A partir de segunda-feira (12), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso (Senai-MT) abre inscrições para 987 vagas para cursos gratuitos nas áreas de gestão, construção e tecnologia da informação. As vagas são para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana.

Os cursos em gestão serão ofertados somente na unidade do Senai-Cuiabá, localizado na região central da capital. Serão ofertados dentro desta área os cursos de atendimento ao público com informática, camarerira, promotor de hotelaria, almoxarife, auxiliar de crédito e cobrança e qualidade Kaisem. As aulas terão início no dia 20 de setembro e os horários mudarão de acordo com o cronograma da curso.

Os cursos da construção serão ofertados na unidade localizada no Distrito Industrial. Serão ofertados os cursos de pintor de obras, pedreiro, armador de ferragem, carpinteiro de obras, instalador hidráulico, operador de microcomputador e aplicador de revestimento cerâmico.

Ainda na escola Senai de Construção serão disponibilizados cursos de educação a distância como empreendedorismo, educação ambiental, legislação trabalhista, segurança do trabalho, propriedade intelectual, e tecnologia da informação e comunicação. O cronograma irá variar conforme o curso.

Na unidade de Várzea Grande serão ofertadas vagas para cabista, recepcionista com ênfase em hotelaria, auxiliar administrativo financeiro e contábil, e operador de telemarketing. A data de início e horários também será flexível de acordo com a qualificação oferecida.

As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades do Senai em Cuiabá e em Várzea Grande. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3612-1700 (Senai-Cuiabá), 3611-9500 (Escola Senai da Construção) e 3688-1200 (Senai-Várzea Grande).

(Cursos de capacitação terão quase 1.000 vagas gratuitas em Mato Grosso. Disponível em  http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/09/cursos-gratuitos-de-capacitacao-terao-quase-1000-vagas-gratuitas-em-mt.html. Acesso em 10/09/2011.)

NOVO PROJETO PESSOAL

A sociedade do trabalho atual está cada vez mais se especificando e buscando eficiência para suprir as necessidades produtivas e competitivas: produzir sempre mais e com mais rapidez, visando o aumento do capital, o lucro.

Pode-se falar que, com as novas tecnologias e, portanto, desenvoltura da informática, um grande número de empregos reduziu ou mesmo acabou, pois agora computadores e máquinas efetuam as funções pelos humanos. Porém, novas oportunidades também surgiram, entretanto são ocupações que necessitam de capacitação, habilidades.

Esta procura por indivíduos que possam realizar os trabalhos com a melhor qualidade possível está presente, contudo o que se vê é a falta de pessoal capacitado. Ou seja, há oferta de empregos, o que falta são indivíduos com os requisitos para atender as obrigações deles.

Dentre estes requisitos estão a educação específica para determinada ocupação, competência, habilidade para trabalhar em grupo e constante curiosidade em aprender novas informações que irão destacar o funcionário. Então se tem um sujeito empregável e com menos chances de ser substituído pela rotatividade de pessoal.

Para exemplificar, a notícia acima exibida mostra o que se tem feito para atender as necessidades dos empregadores e buscar soluções para o desemprego dos chamados desqualificados: oferecer cursos, até mesmo gratuitos, para capacitar e habilitar os indivíduos.

A notícia destaca que há oferecimento de cursos tanto para empregos em que não há necessidade de conhecimento tecnológico envolvido, como também para aqueles em que há. São alguns exemplos de ambos os casos: pedreiro, carpinteiro, operador de microcomputador, tecnologia da informação e comunicação, operador de telemarketing, atendimento ao público com informática.

Ou seja, é preciso disposição para realizar tais cursos, para então ter uma oportunidade no mercado de trabalho atual e garantir sua renda. Não obstante, o novo emprego deve atender aos projetos pessoais, assim haverá uma harmonia entre patrão, empregado, clientes e colegas.

JÁ ESTAMOS SABENDO, EM VÁRZEA GRANDE VALE TUDO,A SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS,  É SUJEIRA, A LISTA DE CLASSIFICAÇÃO NÃO SERÁ RESPEITA, ESSES CABOS ELEITORAIS QUE SERÃO CONTRATADOS FICARÃO EFETIVOS, UMA VEZ QUE A MAIOR PARTE DELES FORAM APROVADOS NO CONCURSO, AINDA QUE FOI O ULTIMO NA LISTA DE CLASSIFICAÇÃO. E NÃO HÁ AÇÃO PARA TIRÁ-LOS, POIS FORAM APROVADOS NO CONCURSO.....E OS PRIMEIROS DA LISTA DE CLASSIFICAÇÃO??? FICARÃO CHUPANDO O DENDO UAI!!! SE NÃO ABRIREM OS OLHOS!!! ESSES CABIDES ELEITORAIS ENTRARÃO DE MANSINHO COMO CONTRATADOS AI SE SABE NÉ... QUANDO FORMOS VER!!! ISSO É O QUE MAIS ACONTECE EM VG.

SE TEM MUITOS APROVADOS NO CONCURSO QUAL É O MOTIVO DA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA????