Notícia - Crimes virtuais cresceram 6.513% no país em cinco anos, diz estudo


Porleticiapoggi- Postado em 27 maio 2013

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,crimes-virtuais-cresceram-6513-no-pais-em-cinco-anos-diz-estudo,539721,0.htm

A notícia mostra que entre 2004 e 2009 o número de crimes virtuais teve um aumento de 6.513%, no Brasil. Vale destacar que esse número é relativo às queixas feitas por administradores de redes e, portanto, esse número deve ser bem maior.

Um ponto de destaque para esse aumento seria que muitos hackers integrantes de quadrilhas teriam nível básico de conhecimento virtual, ou seja, com a especialização das quadrilhas, seus integrantes aumentaram e incluíram até alguns mais leigos. Outro ponto é que, a maioria das vezes, é muito difícil concretizar a punição do criminoso, isto porque, para colher as informações do provedor é necessário toda uma burocracia que permite que o criminoso tenha tempo suficiente para sumir e esconder as evidências dos crimes por ele cometidos.

A notícia traz ainda vários tipos de golpes aplicados nos usuários. Como é o caso de páginas falsas de e-commerce. O usuário preenche seus dados, que são roubados pelas quadrilhas, estas repassam os dados para o verdadeiro site, e no fim, o usuário recebe seu produto, entretanto, tem seus dados roubados. Diante disso, fica fácil perceber que os hackers se usam de artimanhas que levam os leigos a não desconfiar da situação de perigo em que estão. Eles se usam de falsas promessas, como ganhar dinheiro mais facilmente, ou perder peso milagrosamente. Aqueles que não estão costumados com esses artifícios dos criminosos acabam sendo iludidos e caem no golpe. Mas nem somente os leigos são vítimas desses golpes, os hackers utilizam até mesmo o Tribunal Regional Eleitoral, bancos e outras empresas de confiança dos usuários e mandam e-mails pedindo confirmação de dados.  Esses e-mails contêm símbolos oficias, linguagem apropriada, e quando ainda são novidade na prática do delito, levam muitos a preencher os formulários e ter seus dados roubados.

Diante disso, fica fácil percebermos que o volume dos crimes e a imensa criatividade dos hackers não têm limites. Quando um tipo de roubo fica mais conhecido, eles já estão criando outros que já fazem novas vítimas. Além disso, a Internet é um território muito vasto, e sua fiscalização é extremamente árdua. Para piorar, ainda há essa burocracia nas investigações que permite que os criminosos saiam ilesos e continuem a criar novos e diferenciados crimes virtuais. Para resolver essa situação, acredito, seria necessária uma legislação que acabasse com essas barreiras, e transformasse a Justiça em tão ágil e prática quanto as ações dos criminosos virtuais.