Notícia - Brasil sobe em ranking sobre governo eletrônico


Pormfs- Postado em 15 junho 2012

Notícia

20/03/2012 às 10:06

Brasil sobe em ranking sobre governo eletrônico

Agência Estado

O Brasil ocupa a 59.ª posição, de 193 países avaliados, no ranking 2012 da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre governo eletrônico. O País subiu duas posições em relação ao levantamento feito há dois anos, segundo o Programa de Administração Pública da ONU (DPADM, na sigla em inglês).



O ranking leva em consideração a capacidade e a vontade do setor público de adotar tecnologia da informação e da comunicação para melhorar o conhecimento e a disseminação da informação em benefício dos cidadãos. A capacidade é demonstrada pelos esforços financeiros, de infraestrutura e capital humano e também pelo poder regulatório e administrativo do Estado. A vontade, por sua vez, é expressa pelo compromisso do governo de prover informação e conhecimento aos cidadãos.

http://atarde.uol.com.br/politica/noticia.jsf?id=5821432&t=Brasil+sobe+e...

 

 

Reflexão

Como demonstra a entrevista, o Brasil subiu duas posições em dois anos. Para um país que necessita a participação popular para a construção de uma sociedade mais igualitária, sustentável, com acesso à informação, esse dado é desestimulante.

É fundamental o aprofundamento das relações entre o governo e a sociedade para democratizar o acesso à informação, tendo como escopo a participação popular na construção das políticas públicas e também para melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados. Portanto, para diminuir essa distância entre o setor público e o privado há necessidade do reconhecimento da importância de estudos, pesquisas e investimentos na área de governo eletrônico.