Notícia - Brasil lidera ranking mundial de ataques com o vírus Conficker


Porthais2013- Postado em 09 junho 2013

A notícia relata a posição do Brasil, de campeão, no ranking mundial em disseminação do vírus virtual conhecido como Conficker, ou também Downaup. Segundo o site (mencionado logo abaixo desse texto), este vírus foi desenvolvido com o objetivo maior de atacar computadores com sistema operacional Windows, tendo ele capacidade de se autorreplicar, desabilitar serviços do OS e impedir que o usuário vítima desse vírus consiga acessar páginas virtuais de softwares antivírus. Outros danos maiores são que esse vírus faz com que os computadores "infectados" por ele tornem-se mais vulneráveis e propensos a sofrerem outros ataques por outros "malwares". 

Haja vista a posição "privilegiada" do Brasil nesse ranking, quem o acompanha em sequência, na disseminação do vírus, são os Emirados Árabes, seguidos da França, Espanha, Itália, Japão, Eslovênia, Blugária e Malásia.

As informações supracitadas foram retiradas da F-Secure e são referidas ao primeiro trimestre desse ano (2013).

Vista a notíca, podemos auferir que mesmo com a evolução super rápida das tecnologias computacionais e virtuais, a segurança provinda dessas não acompanha tal ritmo. A segurança da informática está dando seus primeiros passos por agora, uma vez que quanto mais desenvolvida e tecnológica está se tornando a vida da sociedade civil, mais riscos esta também corre ao divulgarem, as pessoas, por meio de correios eletrônicos e websites, informações sigilosas e particulares, suas ou de terceiros, ou mesmo ao clicarem, estas pessoas, em "avisos importantes" (como são de fato nomeadas as propagandas, por assim dizer), abrindo as portas para vírus e spams. E, consequentemente, os dados cadastrados, tanto de empresas quanto de particulares, são "identificadas" pelos inteligentes hackers. Com isso, infelizmente, por grande azar sempre tivemos dentro da nossa sociedade pessoas de má-fé, querendo quando possível se sobressair às custas dos outros, ao estes fazerem qualquer coisa, atrapalhando a boa vivência e a sensação de segurança sentida entre os indivíduos.

Portanto, devemos sempre estar de olho em divulgações suspeitas, que prometem resultados fáceis para problemas do cotidiano de muitos, e perniciosas, que permitem por fim a entrada de vírus, prejudicando/atrapalhando, enfim, nossa vida. E além das pessoas com suas informações privadas, as empresas também com as suas devem cuidar dessa questão, ficando atentas aos seus funcionários, assim como às vias que ajudam a impedir o acesso de conteúdos indesejáveis em seus computadores, implementando-se os sistemas de segurança e prevenção contra vírus e hackers do mundo digital.

Thaís Schveitzer

Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia.php?cod=3014