(Multi)letramento(s) digital(is) e teoria do posicionamento: análise das práticas discursivas de professoras que se relacionaram com as tecnologias da informação e comunicação no ensino público


PorRoger Lamin- Postado em 13 agosto 2018

Autores: 
Fabiano Santos Saito*
Patrícia Nora de Souza Ribeiro
RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar as práticas discursivas de três professoras
que se relacionaram direta e indiretamente com as Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem de uma escola pública na
cidade de Juiz de Fora – MG. Para cumprir com esse objetivo, utilizamos o modelo de
Multiletramentos Digitais (SELBER, 2004) no que se refere aos usos e práticas sociais da
Era Digital. Para enriquecer a análise deste estudo, trouxemos também as contribuições
da Teoria do Posicionamento (HARRÉ; VAN LANGENHOVE, 1999), para podermos
compreender como as professoras assumiam posições em um contexto de ensino que faz
uso das tecnologias digitais. Esta pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista
configurou-se metodologicamente como um estudo de caso etnográfico aliado a uma
análise do discurso. Os resultados apontam que, embora as professoras assumam em um 
primeiro momento uma posição tecnófila (ou seja, uma posição favorável ao uso das TICs
em ambiente educacional), essa posição é rejeitada pelas professoras indiretamente
relacionadas à sala de informática em posicionamentos (tomadas de posição discursiva)
posteriores, em que é possível identificar posições tecnofóbicas (de medo ou resistência às
tecnologias), que são indícios de falta de formação docente que tornem o uso das TICs
mais eficiente e situado. Além disso, as posições e posicionamentos assumidos pelas
professoras indicam um modelo de Letramento Digital Funcional na escola investigada,
que é motivado por problemas de infraestrutura informacional e forças institucionais de
instâncias sociais superiores à escola. Assim, uma das contribuições teórico-metodológicas
deste estudo é relacionar a Teoria do Posicionamento com o Modelo de Multiletramentos
Digitais para explicar os discursos que atravessam o contexto em que as TICs são usadas.
Além do mais, esperamos contribuir para uma abordagem mais crítica e questionadora
desses contextos educacionais, considerando a formação docente como essencial para a
apropriação e o uso situado das TICs. Também é nosso intento levantar discussões
transdisciplinares nas áreas de Linguística, Ensino e Tecnologia.
 
PALAVRAS-CHAVE: Multiletramentos Digitais; Teoria do Posicionamento;
Tecnologias da Informação e Comunicação; análise de práticas discursivas docentes;
escola pública.
AnexoTamanho
multiletramentos_digitalis_e_teoria_do_posicionamentoanalise_das_praticas_discursivas_de_professoras_que_se_relacionaram_com_as_tecnologias_da_informacao_e_comunicacao_no_ensino_publico.pdf139.81 KB