Livro O cálice e a espada: Seções: Nova Política e Nova Economia e Transformação


Poredson- Postado em 01 maio 2011

Nesta seção é tratada a necessidade de evolução política, econômica e social da humanidade. Autora remete ao passado onde por vezes o sistema de dominação quase sofreu uma ruptura, mas perdurou dentro de outro sistema de dominação que brotou dentro da conjuntura apresentada. Ressalta-se que houve pontos de equilíbrio social no qual as parcerias poderiam ser desenvolvidas, mas não conseguiu ter a devida continuidade.  Isto porque mudar paradigmas não é tarefa fácil.

É apresentado no livro algumas colocações e percepções e  esclarece que futurólogos apontam sobre os gastos com a indústria da guerras. Mencionam as cifras que poderiam ser utilizadas para o bem da humanidade, sendo utilizadas para destruição e dominação da sociedade androcrática. Um dos exemplos mencionados é que um míssil balístico poderia alimentar 50 milhões de crianças.

Para mudar esta visão de mundo pautado na dominação é necessário um sistema de governo que priorize o social gerando tecnologias que privilegiem a vida. A reformulação dos papéis e instituições sociais dentro de uma metamorfose que vise uma nova consciência na qual a competição será equilibrada pela cooperação  e pelo” individualismo do amor”. Terá uma ética global baseada em uma maior consciência e identificação com as gerações futuras, que serão moldadas por valores humanos e ajustes sociais dentro de uma nova forma de convivência pacífica. Uma sociedade de menos com mais, pois não haverá desperdícios e a preocupação com as outras pessoas será uma coisa corriqueira.

Nesta nova sociedade, que deve emergir, não haverá como sistemas vigentes nem capitalismo ou socialismo, mas um sistema que aproveite o que de melhor há neles e noutros sistemas. Será um futuro não apenas do HE (homem), mas também do SHE (mulher). Isto devido ao fato de ambos estarem em posição de igualdade social. Ocorrerá uma transformação globalmente econômica e política propiciada pela evolução da mentalidade humana proporcionada pela parceria entre as nações.

 

A transformação seria a mudança de mentalidade para uma sociedade de parceria e sem dominação. As nações vivendo livre do temor da guerra. Programas de desenvolvimento econômico do terceiro mundo visando a educação, a saúde, a segurança e a tecnologia, elevando o padrão de vida das pessoas. Criando um gradual estreitamento entre os países ricos e pobres. Esquecimento do passado brutal com a implantação de novos valores, mas levando em consideração os erros do passado. Muitos pontos de evolução da sociedade como a redução de doenças ligadas a mente, reformulação na forma de criar os filhos, riqueza material será compartilhada igualitariamente. Ou seja, sistema econômico verdadeiramente solidário  e não de “boca para fora”. Respeito às mulheres, crianças e idosos. Sem mutilações e criações severas. Assim, procurar alcançar os mistérios transformadores simbolizados pelo Cálice com novos mitos que farão despertar a gratidão e a celebração a vida. Cuidados de todos com o mais precioso de todos os produtos sociais: a criança. Homens e mulheres terminarão por redescobrir o que pode significar ser humano dentro desta nova forma de viver a vida.