Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima: estudo etnográfico em comunidades de prática jurídica / Academic/Scientific Literacy and Legitimate Peripheral Participation: An Ethnographic Study of Legal Practice Communities


PorRoger Lamin- Postado em 13 agosto 2018

Autores: 
Márcia Adriana Dias Kraemer
RESUMO
 
Este estudo apresenta uma reflexão acerca das práticas de letramento acadêmico/científico em contextos específicos, delimitando o escopo, em particular, na participação periférica legítima de aprendizes nas práticas concretas de especialistas em um escritório de prática jurídica de um curso de Direito. No âmbito teórico, de perspectiva multidisciplinar, associamos, dentre outras, a Teoria Sócio-Cultural, no tocante à atividade social na aprendizagem da linguagem e desta na formação de conceitos, relacionando-a ao construto da perspectiva sociológica da linguagem, de cunho bakhtiniano, sobre o aspecto heterogêneo, dialógico e intertextual dos enunciados. A pesquisa busca compreender o processo de construção do conhecimento no contexto disciplinar do âmbito jurídico, expondo um recorte da geração de dados a partir de uma entrevista com discentes e com a coordenação do laboratório delimitado. Explicitamos a situação de produção de textos do entorno e a percepção desses partícipes em relação a essa prática social.
 
PALAVRAS-CHAVE: Letramento acadêmico; Participação periférica legítima; Comunidades de prática jurídica
AnexoTamanho
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