Lísias nogueira negrão: um socióLogo da reLigião na usP e um Pioneiro em “reLigião e sociedade” no iser

PorRoger Lamin- Postado em 30 novembro 2017

Marcelo Camurça

RESUMO

“Religião e Sociedade” homenageia nesta seção o sociólogo da religião, Lísias Nogueira Negrão, falecido em 08 de novembro de 2015. Lísias Negrão era colaborador e um dos conselheiros da revista desde seus primórdios no final dos anos 1970. Fez sua trajetória acadêmica sempre ligada a Universidade de São Paulo (USP), onde cursou sua graduação em Ciências Sociais (1967), uma pós-graduação stricto sensu no mesmo curso (1969) e seu doutorado (1973) sob a orientação de Maria Isaura Pereira de Queiroz. Na mesma instituição, foi contratado para o Departamento de Sociologia (1970), onde obteve o título de Livre Docência (1993) e o de professor Titular (2005) e nela permaneceu até sua aposentadoria em 2009. No seu Memorial para o concurso de titular, ele remarcou esta pertença e ligação de longo curso com a universidade: “Tenho já 39 anos de USP, 6 como aluno e 33 como docente”. Essa ambiência “uspiana” está presente em um capítulo escrito por ele para um livro em homenagem ao sociólogo do protestantismo Antônio Gouvêa Mendonça. Neste capítulo Lísias relatou o choque que teve com a precoce morte do renomado professor/pesquisador da USP, Duglas Teixeira Monteiro em 1978, de quem era colaborador no Centro de Estudos da Religião desta instituição (que depois tomou o nome deste professor); assim como, o encargo que esta situação funesta legou a ele: assumir as orientações de pós-graduação em curso do professor Duglas Monteiro. Embora estes orientandos (dentre eles, Mendonça) tivessem sugerido seu nome para a substituição, ele hesitou, mas acedeu no cumprimento da missão que redundou no já clássico trabalho de Mendonça: “O Celeste porvir: a inserção do Protestantismo no Brasil”, tese de doutorado, que levou o timbre da orientação de Lísias Negrão (2010: 131-132).

PALAVRAS-CHAVES: HOMENAGEM, AUTOR, DIREITO

AnexoTamanho
lisias_nogueira_negrao_um_sociologo_da_religiao_na_usp_e_um_pioneiro_em_religiao_e_sociedade_no_iser.pdf509.46 KB