Internet — adicionando valor por meio de inovações descontínuas: a experiência brasileira


Porjuliawildner- Postado em 15 novembro 2015

Autor: Mauro Halfeld Ferrari Alves, Ana Elisa Bacha Lamounier, Fábio Pinheiro Jabur

Resumo: Analisa-se como o emprego da tecnologia de informação tem proporcionado substancial adição de valor a empresas que transformaram transações comerciais convencionais em um sofisticado sistema de distribuição a baixo custo. Experiências consagradas nos Estados Unidos, como as da Dell Computer, da Charles Schwab, da E*trade, da Amazon, da Fragrance Counter e da Federal Express, são comparadas a casos brasileiros. As dificuldades enfrentadas vis-à-vis às vantagens competitivas adquiridas nesses processos de inovações descontínuas são discutidas neste artigo. Essas inovações só se revelaram vitoriosas quando os consumidores se sofisticaram e quando os produtos começaram a perder suas antigas diferenciações dentro do mercado. Nesse contexto, procura-se confrontar o estágio evolutivo dos consumidores brasileiros com o dos consumidores norte-americanos, antecipando-se os próximos passos a serem seguidos em mercados de hipercrescimento.

Palavras-chave: inovações descontínuas, adição de valor, Internet, tecnologia de informação.

Fonte: http://www.rausp.usp.br/busca/artigo.asp?num_artigo=62

AnexoTamanho
internet_-_adicionando_valor_por_meio_de_inovacoes_descontinuas.pdf1.71 MB