INOVAÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIOS: FORMA E CONTEÚDO


Pordeborasr- Postado em 05 novembro 2012

 

O Business Model Generation "é um desdobramento da tese de doutorado de Alex Osterwalder. Ele e Yves Pigneur lançaram a ideia original na internet e contaram com a colaboração de mais de 470 pessoas em 45 países, inclusive no Brasil, para finalizar a obra. "
 
"O conceito foi bastante trabalhado, desde sua conceituação, taxonomia e componentes, até a definição de padrões e aplicação. Os autores basearam-se
em trabalhos anteriores desenvolvidos, com destaque para Managing the Digital Enterprise: Business Models on the Web, de Rappa (North Carolina State University, 2001); Business Models for Electronic Markets, de Timmers (Journal on Electronic Markets, 1998); Leading the Revolution, de Hamel (Harvard
Business School Press, 2000); e Value Creation in e-Business, de Amit e Zott (Strategic Management Journal, 2001). Outra referência importante para Osterwalder e seus colegas é o balanced scorecard de Kaplan e Norton (Harvard Business Review, 1992; 2000), tanto por conta do desenho visual do mapa
estratégico quanto da divisão das perspectivas de negócio. Os autores, entretanto, buscaram aumentar a granularidade das quatro perspectivas do balanced scorecard para um modelo com mais perspectivas  (ou, como preferem colocar, mais blocos)."
 
Fonte: RAE São Paulo, v. 52, n. 6, nov. /dez. 2012.
 
Veja a resenha completa publicada na RAE deste bimestre, no arquivo anexo.
 
 
AnexoTamanho
david-kallas_2012_inovacao-em-modelo-de-negocios_8648.pdf206.02 KB