A Influência da Regulação da Guerra Cibernética no Brasil com Fins a Reforçar o Estado Democrático de Direito Brasileiro.

Porjuliawildner- Postado em 28 outubro 2015

Ronaldo Bach da Graça

RESUMO
Propósito – Este artigo tem por finalidade analisar a relação teórica entre os conceitos de Estado Regulador e Estado Democrático de Direito sob a ótica da regulação da Guerra Cibernética. Esta atividade, que não enxerga fronteiras e que não respeita sequer a declaração efetiva de Guerra, pode assegurar direitos básicos tradicionalmente infensos à exclusiva disciplina normativa.
Metodologia/abordagem/design – O texto segue o método de abordagem descritivo e lógico-intuitivo, abordando como está estruturada a Guerra Cibernética no Brasil e verificando sua conformação com um modelo juridicamente adequado à proteção de direitos.
Resultados – Foi constatado que se trata de um tema pouco abordado pela doutrina e jurisprudência pátrias, apesar de a Guerra Cibernética ser um tema recorrente na vida em sociedade hodiernamente. Sua relação com Segurança Nacional e Direitos Fundamentais aumenta a importância da abordagem do assunto. Uma regulação adequada pode potencializar os resultados do instituto na medida em que oferece segurança jurídica aos profissionais da área, ao mesmo tempo em que assegura direitos constitucionais.
Implicações práticas – O artigo auxilia no debate da regulação da Guerra Cibernética, direcionando para aspectos polêmicos de conformação regulatória no tocante à segurança jurídica da atividade de guerra cibernética e à proteção de direitos fundamentais.
Originalidade/relevância do texto – Espera-se que o texto fomente o debate sócio-jurídico sobre temas relevantes de Guerra Cibernética, a partir da identificação de potenciais problemas. Isso pode evitar, na prática, conflitos jurídicos futuros e aumentar a sensação de segurança quando do uso de redes de computadores.
Palavras-chave – guerra cibernética, guerra eletrônica, privacidade, direitos fundamentais, segurança nacional, rede de computadores, Internet.

Fonte: http://www.ndsr.org/SEER/index.php?journal=rdet&page=article&op=view&path%5B%5D=93
AnexoTamanho
a_influencia_da_regulacao_da_guerra_cibernetica_no_brasil_com_fins_a_reforcar_o_estado_democratico_de_direito_brasileiro.pdf527.57 KB