História: Reprodução e Hereditariedade


PorAnônimo- Postado em 30 março 2011

 

Resenha subtítulo por: Lúcio Eduardo Darelli [1]

darelli@gmail.com

Introdução ao CAPÍTULO III

História: Reprodução e Hereditariedade [2]

O capítulo 3 do livro "Árvore do Conhecimento"[3] de Humberto Maturana e Francisco Varella, trata das questões da reprodução e hereditariedade. Abordagem para este tópico consiste em duas dimensões básicas: a primeira, é que os seres humanos, como seres vivos e organizados, têm uma história; a segunda, é que como organismo biológico, somos seres multicelulares, as células humanas se multiplicam à partir de uma célula primária, no caso, da união de um espermatozóide e um óvulo. Estas duas estruturas em particular dão origem a uma terceira estrutura que é o individuo, o ser humano.

Com efeito, o desenvolvimento do discurso acerca das duas dimensões - reprodução e hereditariedade - expõe a necessidade de se perceber as diferenciações entre o que é cópia, réplica e reprodução. São mais que conceitos diferentes, são ações com resultados diferentes. Pressupõe organizações e estruturas diferentes portanto.

A ênfase desse capítulo se dará na perspectiva do conhecimento das estruturas que originam o ser humano e sua inserção numa organização que possui características inequívocamente histórica, no dizer do próprio autor. "A reprodução está, portanto, inserida  em nossa história como seres humanos e na história de nossos componentes celulares individuais." (MATURANA)

Com a finalidade de buscar enteder a nós mesmos, o autor propõe que é necessário enteder os mecanismo da reprodução humana para entender  sua própria  historicidade e evolução socio-cultural.

_________________________________________________

[1] Lúcio Eduardo Darelli - é doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. darelli@gmail.com / WWW.darelli.blog.com

[2] Tags: portal e-gov: disc complexidade; disc complexidade 2011

[3] A árvore do Conhecimento: Humberto Maturana e Francisco Varella

Leitura obrigatória da disciplina – Complexidade das sociedades em rede – do programa de pós-graduação em Engenharia e gestão do conhecimento – PPEGC - Doutorado, da Universidade Federal de Santa Catarina–UFSC, ministrada pelo professor Aires José Rover.