Governo eletrônico: novo acordo para compartilhar dados de servidores


Pormarciele- Postado em 03 abril 2011

No passado muitos livros foram escritos para descrever como seria o futuro, o “adimirável mundo novo” Huxley (1984), Virilio (1996), Levy (1992; 1996; 1999). Pois bem, esse futuro chegou e se chama internet, e com ela muitos caminhos são abertos para estreitar as redes sociais.
O uso da internet também alcançou os serviços públicos e através desta ferramenta muitos serviços hoje são prestados por meios eletrônicos, tendo como um de seus principais objetivos, disponibilizar todos ou a maior parte dos serviços a partir de um único ponto de entrada, a qualquer hora do dia ou da noite.
No entando, impende frisar que não basta apenas digitalizar o serviço é preciso agregar valor, reduzir a burocracia e simplificá-lo. Trata-se então, de colocar em prática o princípio de “governo em um só lugar”. Para atender a essas diretrizes, o governo vem estruturando soluções de integração desses serviços, como por exemplo pode-se citar o acordo firmado, no dia 09/07/09, entre União e Estados para compartilhar dados sobre servidores civis federais e estaduais ativos e inativos e, com isso, melhorar a gestão dos gastos públicos.
Assim, com esse acordo, a partir de agosto de 2010, a União e os Estados estarão prontos a compartilhar em larga escala informações que permitirão detectar: aposentadorias irregulares e acúmulo indevido de cargos ou pagamentos.

Inteiro teor do acordo está disponível no site:
https://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/noticias/uniao-e-estados-assinam-acordo-para-compartilhar-dados-sobre-servidores