Governo eletrônico


Portaniamskrueger- Postado em 22 maio 2013

                Idealmente o Estado se direciona para o seu enxugamento se tornando um Estado mínimo, ou seja, necessitando apenas preservar a ordem e administrar a justiça a essência.

A comunicação impõe barreiras que, embora não fáceis de perceber, estão presentes em todos os níveis e que o Estado tem dificuldade de remover. A informática é uma ferramenta que auxilia os Governos em sua busca ao ideal do "Estado Mínimo", ajudando a remover barreiras de comunicação.

                Com a chegada da internet, conquistamos uma maior eficiência e velocidade de comunicação. Através de ferramentas como o e-mail, as informações são transferidas e procedidas de forma mais célere e resoluções são conquistadas.

É necessário um processo de inovar do Estado aos tempos atuais, com o amparo a informática, tanto no plano Executivo, bem como no Legislativo e Judiciário. No Legislativo, é importante uma Lei referente à adequação da atuação da máquina estatal simultaneamente à informática. O Judicíario tem na informática um fundamental coligado no percorrer dos processos, tornando ágil o julgamento dos mesmos e, consequentemente, eficiente a aplicação legal.

                Os novos sistemas de informação tornam-se importante no processo de inovação da máquina estatal, tendo a informática participação inevitável e se tornando praticamente indispensável.

O célere crescimento econômico do Brasil e de outros países nos mais recentes anos poderá significar ameaça, se não forem feitos investimento adequado em infraestrutura, habilidades humanas e inovação na área do conhecimento em tecnologias da informação.