A globalização e a responsabilidade de sociedade


PorAnônimo- Postado em 05 abril 2010

Ao logo de sua existência o planeta Terra sofreu diversas modificações, espécies evoluíram, espécies foram extintas, a vida se modificou e modificou também seu ambiente. A raça humana é o que há de mais recente na história do planeta, mas apesar disso foi a peça chave para a maioria das mudanças.
A ambição da humanidade foi até hoje o impulso necessário para toda evolução, o homem buscou cada vez mais se superar e obter cada vez mais vantagens para seu benefício e com isso consagrou seu lugar no topo da cadeia alimentar, e mais que isso, conseguiu dominar a natureza ao invés de se submeter e adaptar a ela. Entretanto, essas conquistas trazem consigo graves conseqüências, que afetam diretamente toda sociedade.
A globalização e as novas tecnologias alteraram profundamente a vida de todos, trouxeram praticidade, conforto e também muito dinheiro, o que é imprescindível numa sociedade baseada na economia, mas por outro lado a sociedade passou a ser absurdamente consumista e muitas vezes egoísta, prejudicando todo ecossistema do nosso mundo. Para saciar a sede de consumo da sociedade são retirados cada vez mais recursos do planeta, recursos estes que não são renováveis, a utilização de combustíveis fósseis, queimadas e desmatamentos, poluição dos rios e mares, são exemplos dessa devastação causada no planeta Terra.
A sociedade passou muito tempo usufruindo do que o planeta podia oferecer, sem se importar com o que podia acontecer, até que as modificações se tornaram visíveis e prejudiciais a todos. É muito fácil falar em aquecimento global, falar que a temperatura do planeta aumenta a cada ano e que isso é prejucial, mas as verdadeiras mudanças só acontecem quando a população começa a sofrer efetivamente com desastres naturais cada vez mais frequentes.
É responsabilidade de todos fazer pelo menos a sua parte, além de fiscalizar o que está sendo feito por nossos representantes. As pequenas ações fazem diferença, principalmente porque elas representam um começo, tendo em vista que é necessário uma mudança interna, na consciência da população, para evitar que coisas piores aconteçam e reverter o que já aconteceu. Infelizmente não podemos mudar o que foi feito, mas é possível consertar os erros e evitar que outros sejam cometidos.