Filosofia da tecnologia e educação: conservação ou crítica inovadora da modernidade


PorRoger Lamin- Postado em 03 novembro 2017

Autores: 
Geraldo Antônio da Rosa
Amarildo Luiz Trevisan
Resumo
 
O campo dos estudos sobre ciência e tecnologia e seus benefícios na vida das populações está sendo
questionado de maneira veemente nos últimos tempos. A justificativa de que o desenvolvimento
da ciência e da tecnologia avança de maneira inexorável e neutra caiu por terra, frente às inúmeras
confrontações e limites a que ficou exposta essa racionalidade. São muitos testemunhos e mesmo
movimentos teóricos que questionam essa crença atualmente. Nesse texto, pretende-se delimitar
alguns marcos teórico-conceituais nos quais se desenvolvem tais propostas do ponto de vista de
sua relação com a educação. Para isso, parte-se da discussão, proposta por Marilena Chauí, sobre
o modo como se constitui a racionalidade moderna e sua forma de apropriação pelas populações
através da ideologia do cientificismo. A seguir, a crítica a essa racionalidade é avaliada segundo
os preceitos da Escola de Frankfurt, especialmente na visão de Marcuse e Feenberg. Por último,
procura-se apresentar alguns fundamentos dos estudos do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade
(CT&S) sobre essas questões, derivando reflexões para o campo da educação. Trata-se de
avançar a discussão de suas origens, conforme exposto na filosofia da tecnologia, de Heidegger,
a qual acredita ser destino da humanidade viver sob a égide da técnica, em busca de uma outra
relação com a realidade, mais em harmonia com a natureza.
 
Palavras-chave: Filosofia da tecnologia. Sociedade. Educação.
 
 
Abstract:
 
The field of studies about science and technology and its benefits in the lives of the people have
been vehemently questioned in recent times. The justification that the development of science and
technology advances inexorably and neutrally fell apart in front of the numerous confrontations
and limits that was exposed this rationality. There are many testimonies and even theoretical movements
that challenge this belief today. In this text, there is the intention to define some theoretical
and conceptual frameworks in which ones these proposals have been develop in terms of their
relation to education. For this, it starts from the discussion, proposed by Marilena Chauí, about
how modern rationality is constituted and its form of appropriation by the people through the
scientism ideology. Following, the criticism of this rationality is assessed according to the precepts
of the Frankfurt School, especially under the view of Marcuse and Feenberg. Finally, it has been
trying to present some fundamentals of the Science, Technology and Society studies (ST& S) on
these issues, deriving reflections to the field of education. It comes to advance the discussion of
its origins, as discussed in Heidegger’s philosophy of technology, which it is believed to be the
fate of humanity, living under the aegis of the technique, in search of a different relationship with
reality, more in harmony with nature.
 
Key words: Philosophy of technology. Society. Education.
AnexoTamanho
filosofia_da_tecnologia_e_educacao_conservacao_ou_critica_inovadora_da_modernidade.pdf631.55 KB