Fenômenos Sociais: Acoplamentos comportamentais


Pordeboraegc- Postado em 26 outubro 2011

Segundo Maturana e Varela (1995) os acoplamentos estruturais de terceira ordem ocorrem entre organismos com sistema nervoso. Estes acoplamentos são necessários para a continuidade das linhagens (reprodução sexuada) e para a criação dos filhotes. Na natureza, as condutas são variadas na criação dos filhotes, com responsabilidades sobre a fêmea (mamíferos), o macho (alguns pássaros), ou outras formas (pingüins).

Alguns casos são conhecidos como acoplamentos comportamentais. Comportamentos semelhantes são encontrados nos chamados insetos sociais como: abelhas, vespas, formigas e cupins. Um caso de insetos bastante estudado é sobre as formigas mirmíceas, que tem a morfologia dos insetos de acordo com a atividade que realizam na colônia. Por exemplo, rainha e macho apenas para a reprodução, as fêmeas estéreis são encarregadas pelas atividades de coleta de alimento, defesa, etc. O acoplamento ocorre pela troca de substâncias químicas (trofolaxes), entre elas os hormônios, responsáveis pela diferenciação de papéis. Mas nos insetos o sistema nervoso é limitado em função da arquitetura de seu corpo, uma armadura exterior de quitina [Maturana e Varela, 1995].

Já os vertebrados, com organismos e sistemas nervosos maiores, tem uma diversidade maior de estados e comportamentos. A interação se dá de várias formas, como; química, visual e auditiva. No livro Maturana e Varela (1995) são citados exemplos como cervos, lobos, babuínos e chipanzés. Em alguns casos os animais cumprem papéis diferentes no grupo, mas o grupo como unidade social consegue proezas como atacar e matar um animal muito maior.

Inclusive esse comportamento de populações é bastante explorado na área de Inteligência Artificial, nos métodos bioinspirados. Vários exemplos podem ser citados como estratégias de otimização por colônia de formigas, otimização por enxame de partículas, algoritmo shuffled frog-leaping, coleta de alimentos por bactérias e colônia de abelhas, entre outros [Serapiao, 2009].

A Inteligência Artificial tenta trazer para o mundo da computação digital a heurística dos sistemas biológicos, que são surpreendentemente flexíveis para processar informação proveniente do mundo real. Algumas técnicas utilizadas são algoritmos genéticos e redes neurais artificiais [Costa, 2009].

Por: Débora Cabral Nazário.

Referências:

MATURANA R., Humberto; VARELA G., Francisco. A Arvore do conhecimento: as bases biologicas do entendimento humano. Campinas, SP. Editorial Psy II, 1995. 281 p.

SERAPIAO, Adriane Beatriz de Souza. Fundamentos de otimização por inteligência de enxames: uma visão geral.Sba Controle & Automação [online]. 2009, vol.20, n.3, pp. 271-304. ISSN 0103-1759.

COSTA, Ernane José Xavier. Inteligência artificial aplicada à Zootecnia. R. Bras. Zootec., v.38, p.390-396, 2009.