A falta de operadores qualificados no mercado de trabalho


Porpietrocarlo- Postado em 17 abril 2013

 

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/166/noticias/a-dificil-escolha-certa?page=3

 

               A notícia fala sobre a sobra de vagas TI, mas falta a qualificação certa aos interessados pelas vagas. O mercado de TI do Brasil é um dos que mais crescem no mundo, com bons salários e sobra de vagas, mas isso nem sempre é bom, apesar de todo esse crescimento os profissionais dessa área nem sempre tem as qualificações que a empresa deseja. “É comum encontrar profissionais que, apesar de ter experiência, estão estagnados nos departamentos de Ti com o mesmo salário há anos.” Diz Luiz Antonio Jóia, coordenador do MBA executivo em gestão estratégica da tecnologia da informação da FGV management, do Rio de Janeiro. Um ponto que é destacado na análise da reportagem é que é interessante para os formados em TI saber quais são as tecnologias que terão mais importância no futuro a médio prazo. Esse é um dos principais pontos de atenção nos dias de hoje para TIs. O que mais chama atenção na reportagem é quando fala sobre as empresas, que hoje elas não procuram apenas operadores que saibam apenas apertar botões, mas sim aqueles que tragam inteligência para empresa, soluções novas. Tudo começa com a graduação, após isso surgem infindas opções aos graduados, especializações, pós-graduações, certificações, tudo isso para qualificar mais o operador na sua área. Hoje, há três áreas que oferecem mais oportunidade na área de TI, que são desenvolvimento de software, segurança da informação e gestão de projetos.

               Antigamente, pessoas como Bill Gates, criavam programas nas garagens de casa, hoje a história é outra, as empresas se sofisticaram a um nível que exige muito dos TIs. O importante na área de desenvolvimento de software é optar por uma educação de boa qualidade na área, pois o mercado está cheio de pessoas formadas, mas sem a qualidade necessária exigida. As maiorias dos formados em TI não ficam sem emprego logo mesmo depois da faculdade, por a demanda é muita e a oferta é pouca, e isso gera certa comodidade desses trabalhadores. Por isso é importante se certificar da qualidade da instituição de ensino e garantir as certificações após a faculdade, mas apenas isso não garante sucesso, muito menos emprego, pois é necessário muito mais que apenas apertar botões ou digitar linhas de códigos, é preciso que o operador melhore a atuação da empresa em questão.

               No início da internet, poucas pessoas tinham contato com vírus, poucos sabiam opera-los, mas hoje isso mudou todos os dias as pessoas recebem vários e-mails com links suspeitos ou acabam entrando em páginas não confiáveis e isso se tornou um desafio dos operadores de TIs, que precisam sempre estar um passo a frente dos hackers para que suas empresas não caiam em golpes ou sejam prejudicadas por essa situação. Isso exige do operador cada vez mais estudos e especializações.

               Já na área de gestão de projetos, coloca o operador em uma rotina dinâmica. Hoje, nessa área, o mais complicado é a especialização que são difíceis de achar as mais específicas. Nessa área estão as vagas mais difíceis de preenchimentos na área de TI, é onde faltam mais operadores especializados. “É muito difícil encontrar um bom gerente de projetos com certificação por uma instituição reconhecida e com fluência na língua inglesa. É uma carreira em que o jovem profissional terá espaço” diz Luiz Janssen, CIO da Yara Fertilizantes.

               Como visto, nessa reportagem e em outra através da pesquisa, pode-se perceber que no Brasil, e mesmo no Mundo, cada vez mais se tem operadores nas várias áreas do conhecimento, mas aumenta na mesma proporção à falta de profissionais cada vez mais qualificados para preencher essas vagas.