Fabricação digital no Brasil e as possibilidades de mudança de paradigma no setor da construção civil

PorRoger Lamin- Postado em 08 dezembro 2017

Marina Ferreira Borges

Resumo

proposta deste trabalho é analisar as possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais emergentes em projeto arquitetônico e produção no canteiro para uma mudança de paradigma no setor da construção civil. Como metodologia propõe-se utilizar teóricos da economia evolucionista, que colocam a inovação como um agente central para as mudanças de paradigmas, para visualizar as conexões entre firmas existentes no paradigma atual, a manufatura e as conexões que poderiam ser estabelecidas para um novo paradigma de produção por meio da fabricação digital. Para isso também será analisado o papel da universidade e seu potencial de inovação, tanto no sentido de desenvolver tecnologia de produtos, quanto de contextualizar a tecnologia que está sendo importada para um contexto regional, desenvolvendo processos de produção emancipatórios para a construção civil.

Palavras-chaves: Construção civil. Fabricação digital. Teoria econômica evolucionista. Sistema setorial de inovação.

Abstract

This paper analyses the possibilities brought by new digital technologies, architectural design and production for a paradigm shift in the construction sector. The methodology proposes to use evolutionary economy theory, which sees innovation as a key agent for paradigm shifts, to visualise the connections between existing firms in the current paradigm and the connections that could be established for a new production paradigm through digital fabrication. In order to do this, the role of the university and its innovation potential will also be analysed, both to develop product technology and to contextualize the technology being imported into a regional context, developing an emancipatory production process for the construction industry.

Keywords: Building construction. Digital fabrication. Evolutionary economy theory. Sectoral innovation system.

AnexoTamanho
fabricacao_digital_no_brasil_e_as_possibilidades_de_mudanca_de_paradigma_no_setor_da_construcao_civil.pdf493.58 KB