Empreendedorismo e o Mercado de trabalho


Porjosimar- Postado em 20 abril 2013

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/03/terraplenagem-marca-inicio-das-obras-do-estaleiro-brasil-em-sao-jose-do-norte-4081811.html

O empreendimento de São José do Norte tem previsão de cerca de R$ 1,2 bilhão de investimentos. A expectativa é de criar mais de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos. Com a consolidação do Polo Naval gaúcho, significantes mudanças se deram também no crescimento populacional da região que chegou a praticamente 15% de incremento em sua população. A visão a esse grande empreendimento é em relação a questão ambiental, na espera da garantia que não interfirá nos ecossistemas da região, visando a valorização da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

O empreendimento deverá observar e promover diversas medidas antecipatórias, mitigatórias e compensatórias previstas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), de modo a garantir o desenvolvimento sustentável para o Município e região. Alguns desses cuidados são garantir a segurança pública,devido ao almento populacional que deverá ocorrer.

Em relação ao mercado de trabalho será um marco muito importante, onde gerará muitos empregos diretos e indiretos e impulsionará a economia local, mas em contrapartida, é a verificação se a cidade terá mão de obra qualificada para suprir a enorme demanda de empregos disponibilizada ou terá que buscar pessoas de outros lugares para solucionar esse, que pode ser um problema para a cidade.

A fundamental relevância do assunto para região será o ponto de partida para o infraestrutura da cidade nos próximos anos, com a sugestão de obras e novas oportunidades econômicas. 

Há também a questão referente às famílias que moram aos arredores desse novo empreendimento, que não sabem para onde serão deslocados. Além de ser o local da moradia, serve como impulso para o sustento da familia,por ser situada às margens da lagoa dos patos.

Josimar Santos de souza