e-Cidadania e as contribuições do Design


PorAnônimo- Postado em 20 outubro 2010

Na atualidade as TIC’s auxiliam o processo de comunicação organizacional por meio de ferramentas que contribuem na facilitação da transição das informações. Neste contexto, o cidadão encontra alguns caminhos para tentar expressar suas opiniões sobre determinado assunto, exercendo assim, sua cidadania, sendo esse processo ocorrido por meio de artefatos digitais, denomina-se então, e-cidadania. Diante a esse cenário, é importante salientar a contribuição da área de Design em projetos de interação do Usuário com esses ambientes digitais, pois por meio do Design, pode-se criar sistemas mais amigáveis, facilitando assim a interação e contribuição do cidadão com os sistemas. Esse tipo de sistema deve levar em consideração a grande variedade de usuários que poderão acessá-lo, assim, tentando ser o mais flexível possível.
Realizando um link desse conteúdo, é possível verificar no link http://styx.nied.unicamp.br:8080/ecidadania o Projeto e-Cidadania: Sistemas e Métodos na Constituição de uma Cultura mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação. O projeto possui o objetivo de estudar e propor soluções aos desafios do design da interação e interface de usuário em sistemas relacionados ao contexto do exercício de cidadania, contanto com a participação do público-alvo, sendo que a proposta da pesquisa visa investigar e propor soluções de interação e de interface para a diversidade de competências de usuários que constituem hoje o cenário de excluídos digitais em nossa sociedade (incluindo analfabetos e pessoas com deficiência). Em linhas gerais o Projeto aqui proposto objetiva estudar e propor soluções aos desafios do design da interação e interface de usuário em sistemas relacionados ao contexto do exercício de cidadania, a partir do desenvolvimento de ações conjuntas do grupo de pesquisa com a Instituição Parceira (rede Jovem.com e comunidades de seu entorno) para o design da interação e das interfaces a serem implementadas em um sistema piloto na comunidade alvo. O projeto e-Cidadania é financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Microsoft Research.

Percebe-se cada vez mais a necessidade da união dos saberes de diferentes áreas para proporcionar o acesso das pessoas à informação, formação de opinião e participação. Cada um dando a sua contribuição daquilo que melhor sabe fazer e saber ouvir e aprender. Acredito que esse é um ótimo caminho.