Direito De Informática: “A Internet e as Redes em um Ambiente de Interdependência”


Porjulianapr- Postado em 02 abril 2012

Direito De Informática

Resumo do Capítulo 2: “A Internet e as Redes em um Ambiente de Interdependência”

Organizado por Aires José Rover

Artigo de Denise Souza

Resumido por Juliana Rodrigues

 

Os Paradigmas das Relações Internacionais e a Interdependencia

 

Um paradigma das Relações Internacionais comporta uma visão que possibilita a compreensão dos fenomenos internacionais e que visa explicar os contecimentos do cenário internacional.

Em política mundial, interdependência refere-se a situações caracteristicas por efeitos reciprocos entre os países ou entre atores em distintos países.

A interdependencia entre os países ocorre política, econômica, cultura e estrategicamente, fazendo com que qualquer país, por menor que seja, não tenha condições desenvolver-se no mais absoluto isolamento.

Dessa forma, verifica-se uma gama de atividades interdependentes, como as comunicações internacionais, o intercambio de novos tipos de informação, em distintos campos de conhecimento, as novas formas de espressão artística, de tal modo que [...] a mais rápida expansão do conhecimento científico, assim como a velocidade com que se modificam os hábitos de vida, através de fronteiras nacionais, tudo isso nos dá a verdadeira medida do considerável aumento do alcance da interdependencia internacional.

 

A Importância da Informação em um Ambiente Interdependente

 

Grande é o valor da informção pois

[...] é por meio dela que seus integrantes podem abstrír-se das leis da natureza, e, assim, idéias e conceitos podem ser formalizados. O mundo que nos circunda pode ser entendido pelo relacionamento daquilo que acontece, ou seja, do cruzamento de informações.

Atualmente, a grande riqueza do homem constitui-se na informações e, de conformidade com Pierre Lévy, a grande maioria dos seres humanos  produz, transforma ou propaga informação.

Segundo Rover, “o importante não é a propriedade do bem mais o acesso a ele”.

Assim, infere-se que a informática deixou de estar vinculada tão somente aos computadores para relacionar-se intimamente à vida das pessoas, principalmente a partir do momento em que tais computadores, “conectados todos ao redor da Terra formaram a gigantesca rede eletrônica conhecida como internet”.

 

A Internet e a Interdependência

 

Diante da capacidade de redução das distancias permitindo pesquisas e trocas de informações livres de interferencia alheia, a internet facilitou, e muito, o acesso às informações, e o fascínio que desperta nos usuários deriva justamente de sua aptidão  em dar vida à era da informação.

Infere-se, assim, que o surgimento da internet foi responsável pela configuração de uma revolução no processo informativo, contribuindo para a democratização da informação, posto que, “a rede não é de ninguém; ninguéma tutela, ninguém a gerencia. É ela um patrimônio cultural da sociedade cosmopolita”.

A capacidade de redução de distância possibilita a realização de pesquisas, a troca de informações e é responsável pelo fascínio que a internet desperta nos usuários, em razão, justamente da sua aptidão  em dar vida à era da informação. Sua importância é justificada, ainda, pelo fato de tornar disponível e acessível a uma infinidade de pessoas “uma vasta gama de ‘comunicações eletrônicas bidireicionais’ , expandindo a interatividade entre homens e máquina”.

Com isso, as redes propiciam o intercambio global, conectando e desconenctando indivíduos, grupos, religiões e países, em um constante fluxo de decisões estratégicas. A presença ou a ausência nas redes e a relação entre as mesmas são fatores de transformação da sociedade contemporânea que, de modo apropriado, pode receber a denominação de sociedade em rede.

Nessa teia de relações entre os atores sociais, presencia-se uma mutação social que está transformando os modos de troca e de desenvolvimento do sbaer, da informação e do desenvolvimento do conhecimento.

 

● Considerações Finais

 

As redes, entre as quais destaca-se a Internet, foram responsáveis pela configuração de uma revolução estrutural, contribuindo para a expansão das relações em âmbito global, por meio da troca e do acesso às informações entre indivíduos, ensejando a democratização da informação, em uma sociedade econômica, política, social, estratégica, e culturamente interdependente.