Da Disciplina à Transdisciplinaridade pela Transgressão Waratiana: uma releitura heideggeriana do ensino jurídico


Porjuliawildner- Postado em 01 abril 2015

Autores: 
Albano Marcos Bastos Pêpe
Daniela Boito Maurmann Hidalgo

Resumo

 

O presente artigo se propõe a repensar a questão da educação em uma perspectiva transformadora e libertadora, em direção à superação da relação sujeito-objeto que impera no modo de fazer educação na modernidade. A era da técnica e o paradigma racionalista pensaram a educação a partir da disciplina. A proposta que se apresenta confia na superação da era do dispositivo (Ge-Stell), na qual a educação é um produto cuja aquisição permite o acoplamento do instrumento: o diploma, cuja função é alterar a essência das coisas. Busca- -se refletir a educação a partir de um novo paradigma: da vivência e da transdisciplinaridade, em que, pelo caminho da fala waratiana, a relação sujeito-objeto dá lugar à intersubjetividade e ao reconhecimento do outro.

Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2013v34n66p283
Acessado em 1 de abril de 2015
AnexoTamanho
da_disciplina_a_transdisciplinaridade_pela_transgressao_waratiana.pdf188.81 KB