Comércio eletrônico: um enfoque baseado no comportamento de compra dos acadêmicos da Univali


Porcarlos2017- Postado em 06 novembro 2017

Autores: 
Diego Martins
Mauricio Sanelli Stolt
Robson Freire, MSC.

As transações mediadas pela Internet é um assunto recorrente nos dias atuais e que afeta diversas empresas. Em face dessa premissa muitas organizações têm buscado redesenhar políticas, processos, recursos e valores visando a aprimorar o relacionamento com os consumidores. Considerando as transformações resultantes dessa nova forma de se fazer negócio e interagir com os clientes, este estudo tem por objetivo entender o comportamento dos acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí – SC, em relação às compras realizadas no ambiente virtual. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva, transversal, múltipla. A técnica de amostragem foi probabilística, estratificada e para coletar os dados primários foi aplicado um questionário, composto por perguntas estruturadas e não-estruturadas, com 259 alunos. Os achados e conclusões revelaram que o comportamento de compra pela Internet entre alunos da Univali tende a se tornar ainda mais freqüente; suas preferências estão relacionadas à aquisição de livros, relógios e acessórios automotivos. Entretanto, esse público expressou inseguranças quanto à utilização desse meio para realizar transações bancárias ou comprar medicamentos, alimentos e bebidas. Em detrimento aos ajustes a serem implementados pelas empresas que operam no universo do ecommerce foram identificados como atributos influenciadores de compra: os preços competitivos, as ações promocionais, o mix de produtos, os lançamentos de novidades e a agilidade na entrega. 

 

Disponível em http://www.inf.aedb.br/seget/artigos10/252_ARTIGO%20SEGET%202010%20-%20AUTORES.pdf

AnexoTamanho
252_artigo_seget_2010_-_autores.pdf113.39 KB